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dc.contributor.advisorMorais, Mônica Zavacki de
dc.creatorBatista, Batistina José
dc.date.accessioned2016-03-03T12:24:03Z
dc.date.available2016-03-03T12:24:03Z
dc.date.issued2010-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1302
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPessoas surdaspor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEscolapor
dc.titleRepensando a aprendizagem do aluno surdo no contexto da inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Rio Bonito, RJ, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos , EaDpor
dc.description.resumoAo longo dos anos vem se discutindo dentro do âmbito educacional, as vantagens e desvantagens da integração e inclusão do educando com necessidades especiais na classe comum da escola regular, tendo muitas controvérsias sobre como deve ser essa inserção. A educação especial, assume que as mudanças humanas são normais e que a aprendizagem deve ser adaptada as necessidades da criança. O profissional da educação, por não conhecer as potencialidades do educando, muitas vezes, acaba rotulando, desconsiderando seu desenvolvimento e gerando um descompasso no processo de ensino/ aprendizagem. E ainda, é importante salientar a discussão sobre o currículo na seleção de conhecimentos envolvendo a sua operação nas escolas. Tendo como base alguns referenciais teóricos, que irá facilitar a compreensão mais aprofundada de estudos sobre currículos e caminhos norteadores, que nos permitem uma visão mais clara e objetiva para atender as necessidades das pessoas surdas. Então é necessário repensar essa prática curricular. No entanto, será que as escolas já estão preparadas para esta investigação? Pensando assim, deverá ser ampliado e revisado de forma que os alunos sejam apresentados com uma abordagem que atendam a real necessidade dos mesmos. Apesar dos avanços, em relação a inclusão da pessoa surda na comunidade escolar, ainda possui muitas restrições com relação o que se ensina e como ensina. Isto se dá pela dificuldade da comunicação entre professor/aluno e aluno/aluno. As atividades nas escolas devem ser mais voltadas para a construção da identidade e integração destes alunos, favorecendo e contribuindo para uma aprendizagem mais efetiva dentro deste contexto de inclusão.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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