Uma análise das experiências pedagógicas e sociais de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação
Resumo
Este artigo teve como objetivo geral analisar as vivências pedagógicas, sociais e familiares que marcaram a trajetória de vida de um aluno identificado com características de altas habilidades/superdotação, assim como, as características que mais se salientam neste sujeito. Desse modo, buscou-se destacar as experiências vivenciadas por este, salientando as principais características que se evidenciam e como a estimulação de suas habilidades e sua criatividade é importante para seu desenvolvimento potencial. Esta pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Com o intuito de coletar os dados, alguns instrumentos foram selecionados, entre eles: realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um aluno que participa de um programa de enriquecimento, e uma entrevista semi-estruturada com um membro da família, no caso, a mãe. Desse modo, parte-se da concepção de inteligência referenciada por Gardner (1995, 2001), que a entende de maneira multifacetada. Os estudos de Renzulli (2004), Alencar (2001), Alencar e Fleith (2001), colaboraram teoricamente com a pesquisa, com discussões e problematizações da temática de altas habilidades/superdotação. A partir da realização desta pesquisa, pode-se evidenciar o quanto é importante o acompanhamento dos alunos com altas habilidades/superdotação, tanto na identificação de suas características, como em sua estimulação. Além disso, ressalta-se o quão é necessária a estimulação dos alunos com estas características, tendo em vista que, não fiquem desestimulados para a aprendizagem. Percebe-se, então, que, existem inúmeras barreiras que impedem o desabrochar tanto da criatividade, como de outras características destes alunos.
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