dc.contributor.advisor | Schaf, Frederico Menine | |
dc.creator | Neubauer, Vanessa Steigleder | |
dc.date.accessioned | 2018-04-23T13:49:05Z | |
dc.date.available | 2018-04-23T13:49:05Z | |
dc.date.issued | 2011-12-10 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13038 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This work is a bibliographic research focused on the objective to contribute in the
teaching methodology, more specifically in the dynamic of teaching as knowledge
building method not only in the Cartesian view of the method but in the understanding
, in the construction of different ways of attractive activities that favor several
knowledges and interdisciplinary propositions. This paper is justified for the need to
rethink pedagogic practices centered in the banker theory of teaching, where the
teacher is the only owner of knowledge. This way it is known that the pedagogic
construction of education transforms the teacher in a mediator. This process contributes
to the evolution of education driven by technology with innovative environments
attractive to students that captivate attention and stimulate to the inquiry and
challenges as active subjects of the learning process. Considering the formative need
in the multimedia practice, it is of notice that the planning and the implementation of
study activities drives and guide the use of this practice for itself. This work therefore
concludes that the use of technology is of great value, allowing the variation of
pedagogic approaches that strengthen the significative learning | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mídias na educação | por |
dc.subject | Impacto da tecnologia na educação | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.title | Um estudo teórico das contribuições da tecnologia na aprendizagem | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Cruz Alta, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho é um estudo é de cunho bibliográfico e tem como objetivo contribuir
para o ensino, pensando na dinâmica metodológica, como base na construção do
pensar, do ensinar, não somente numa visão cartesiana do método, mas na compreensão,
na construção de diferentes formas de atividades atrativas que favorecem
diversos saberes com proposições interdisciplinares. O estudo se justifica pela necessidade
de repensar-se as práticas pedagógicas alicerçadas na tradição bancária
onde o professor é detentor do saber. Assim compreende-se que o envolvimento da
construção pedagógica da educação, torna o professor em um mediador. Esse processo
contribui para avançar cada vez mais em uma educação contemporânea, movida
pelas tecnologias, com ambientes inovadores e agradáveis mais atrativos para os
alunos e que os incentive a conhecer novos desafios e participarem como sujeitos
ativos no processo da aprendizagem. Considerando a necessidade formativa nas práticas
com a multimídia, destaca-se que o planejamento e a implementação de atividades
de estudo potencializam e orientam a mesma. Conclui-se que a tecnologia
como possibilidade pedagógica pode ser de grande valia, pois esta possibilita variações
pedagógicas que fortalecem a aprendizagem significativa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |