dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Nunes, Rose Cristina Alves | |
dc.date.accessioned | 2018-04-24T12:04:39Z | |
dc.date.available | 2018-04-24T12:04:39Z | |
dc.date.issued | 2011-10-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13045 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article reports the experience through field research, with the goal to diagnose and provide
reflections on the use of Assistive Technologies (TAs), with teachers of multifunctional resource
classrooms and regular classrooms of two public schools in the city of Uruguaiana, being a
municipal and another of state. Therefore, it is a challenge even for many teachers develop special
educational care and regular classes for pupils with special educational needs, with the use of
Information and Communication Technology (ICT's) and Assistive Technologies (TA)s, these
technologies that are present in resource rooms and multifunctional that reflect adaptations in
regular classrooms. Some important factors that require observation are: the pedagogical training
or upgrading of teachers; difficulties encountered by teachers with training in the area of special
education in using the Assistive Technologies (TA); the involvement of the school about the use of
Information and Communication Technology (ICT's) as Assistive Technologies (TAs); the
knowledge of professionals about the Assistive Technologies (TAs) found at school; contemplation
of the number of students included in the special educational care. Several factors require
improvements. The results reported in this article reflect the reality of schools and had good
acceptance and participation of the teachers involved. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Sala de recursos multifuncionais | por |
dc.title | Sala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas: na perspectiva dos professores | por |
dc.title.alternative | Room of multi-functional resources and the use of the assistive technologies: in the perspective of the teachers | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo relata a experiência realizada através de uma pesquisa de campo, com o
objetivo de diagnosticar e proporcionar reflexões quanto ao uso das Tecnologias
Assistivas, com professoras das salas de recursos multifuncionais e salas de aulas
regulares de duas escolas públicas, da cidade de Uruguaiana, uma Municipal e outra
Estadual. Pois, é um desafio ainda para muitos professores desenvolver os Atendimentos
Educacionais Especiais e as aulas regulares para os alunos com Necessidades
Educacionais Especiais, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e
Tecnologias Assistivas, tecnologias estas que estão presentes nas salas de recursos
multifuncionais e que refletem adaptações nas salas de aulas regulares. Alguns fatores
importantes e que requerem observação são: a formação pedagógica ou atualização das
professoras; dificuldades encontradas pelas professoras com formação na área de
Educação Especial em utilizar a Tecnologia Assistiva; o envolvimento da escola frente ao
uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como Tecnologias Assistivas; o
conhecimento dos profissionais sobre as Tecnologias Assistivas encontrados na escola;
contemplação do número de alunos incluídos nos Atendimentos Educacionais Especiais.
Vários fatores requerem melhorias. Os resultados relatados neste artigo refletem a
realidade das escolas, tiveram boa aceitação e participação dos professores envolvidos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |