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dc.contributor.advisorMussoi, Eunice Maria
dc.creatorNunes, Rose Cristina Alves
dc.date.accessioned2018-04-24T12:04:39Z
dc.date.available2018-04-24T12:04:39Z
dc.date.issued2011-10-08
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13045
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article reports the experience through field research, with the goal to diagnose and provide reflections on the use of Assistive Technologies (TAs), with teachers of multifunctional resource classrooms and regular classrooms of two public schools in the city of Uruguaiana, being a municipal and another of state. Therefore, it is a challenge even for many teachers develop special educational care and regular classes for pupils with special educational needs, with the use of Information and Communication Technology (ICT's) and Assistive Technologies (TA)s, these technologies that are present in resource rooms and multifunctional that reflect adaptations in regular classrooms. Some important factors that require observation are: the pedagogical training or upgrading of teachers; difficulties encountered by teachers with training in the area of special education in using the Assistive Technologies (TA); the involvement of the school about the use of Information and Communication Technology (ICT's) as Assistive Technologies (TAs); the knowledge of professionals about the Assistive Technologies (TAs) found at school; contemplation of the number of students included in the special educational care. Several factors require improvements. The results reported in this article reflect the reality of schools and had good acceptance and participation of the teachers involved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectSala de recursos multifuncionaispor
dc.titleSala de recursos multifuncionais e o uso das tecnologias assistivas: na perspectiva dos professorespor
dc.title.alternativeRoom of multi-functional resources and the use of the assistive technologies: in the perspective of the teacherseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo relata a experiência realizada através de uma pesquisa de campo, com o objetivo de diagnosticar e proporcionar reflexões quanto ao uso das Tecnologias Assistivas, com professoras das salas de recursos multifuncionais e salas de aulas regulares de duas escolas públicas, da cidade de Uruguaiana, uma Municipal e outra Estadual. Pois, é um desafio ainda para muitos professores desenvolver os Atendimentos Educacionais Especiais e as aulas regulares para os alunos com Necessidades Educacionais Especiais, com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e Tecnologias Assistivas, tecnologias estas que estão presentes nas salas de recursos multifuncionais e que refletem adaptações nas salas de aulas regulares. Alguns fatores importantes e que requerem observação são: a formação pedagógica ou atualização das professoras; dificuldades encontradas pelas professoras com formação na área de Educação Especial em utilizar a Tecnologia Assistiva; o envolvimento da escola frente ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação como Tecnologias Assistivas; o conhecimento dos profissionais sobre as Tecnologias Assistivas encontrados na escola; contemplação do número de alunos incluídos nos Atendimentos Educacionais Especiais. Vários fatores requerem melhorias. Os resultados relatados neste artigo refletem a realidade das escolas, tiveram boa aceitação e participação dos professores envolvidos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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