Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Raul Ceretta
dc.creatorBrizzi, Maristela Luisa Stolz
dc.date.accessioned2016-03-03T13:38:38Z
dc.date.available2016-03-03T13:38:38Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1307
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article is the result of the concluding requirement for Lato Sensu Graduation Course called Specialization on Educational Medias; promoted by the Federal University of Santa Maria. The main goal of this research is to map the elements that contribute to the effective use of virtual didactic material (VDMs) in classroom. The research methodology was based on a qualitative approach, in which data were obtained throughout the use of a questionnaire as a tool that was forward by e-mail to the teachers who were participating of the “Virtual Interactive Materials for Teaching Mathematics in Basic Education” course. The questionnaire’s results were organized by conceptual maps, using the software CMAP TOOLS that have allowed the main research question’s analysis and understandings of some important knowledge building processes. Such processes regard the use of VDMs, which are directly associated with dynamic relationships that are processed during mediation, interaction and exchanges established in school and society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMateriais didáticos virtuaispor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectInformática e educaçãopor
dc.titleMapeando o uso de materiais didáticos virtuais para o ensino de Matemática na educação básicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEsse artigo é o resultado da pesquisa de Conclusão do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Mídias na Educação, realizada pela Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo dessa pesquisa é mapear os elementos que favorecem o uso efetivo de materiais didáticos virtuais (MDVs) na sala de aula. O eixo metodológico da pesquisa é a abordagem qualitativa, onde os dados dapesquisa foram obtidos através da realização de um questionário, encaminhado por e-mail, para professores participantes do curso Materiais Virtuais Interativos para o Ensino da Matemática na Educação Básica. Os dados coletados com o questionário foram organizados através de mapas conceituais, no software CMAP TOOLS, o qual possibilitou a análise e compreensão das questões norteadoras da pesquisa. Os resultados indicam que os processos de construção de sentidos e conhecimento sobre o uso de MDVs estão diretamente associados com as relações dinâmicas que se processam na mediação, interação e nas trocas estabelecidas na escola e na sociedade.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples