Mostrar registro simples

dc.creatorSpecht, Roberta
dc.date.accessioned2018-04-27T13:06:44Z
dc.date.available2018-04-27T13:06:44Z
dc.date.issued2017-03-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13080
dc.description.abstractThe aim of the dissertation is to understand how Heitor Villa-Lobos (1887-1959) elaborated a musical narrative of the nation through his compositions. Therefore, were selected some works that we consider representative and which are, respectively, part of the Chôros series from the 1920s and the Brazilian Bachian-pieces elaborated between the 1930s and 1940s, besides the material organized by the composer for the teaching of orpheonic singing. Our research problem lies in investigate the ways how the several intellectual, artistic and historiographical contexts from the first half of the 20th century acted on the composer‘s sound thinking. Therefore, some dialogues will be established with the field of musicological research with the intent of formulating a methodological orientation of a dialogical and propositional character that will allows us to evaluate Villa-Lobos‘ work beyond its textual content, although it is not ignored. In this regard, a notion of ―musical texture‖ comes into play. Starting from it, will be possible to demonstrate how the composer sought to represent the ―imagined‖ nation according to its ―soundscapes‖, revealing, at the same time, a one and diverse perspective about the Brazilian identity. The work of Villa-Lobos is equivalent to the sense given by Gilberto Freyre in the expression ―balanced antagonism‖: a permeable, miscegenated music, in which contrasting elements of Brazilian musical culture are superimposed in harmony. At last, include Villa-Lobos in the list of interpreters of Brazil is fundamental to evaluate the scope and the outspread of identity narratives from the intellectual scenario of the first half of 20th century.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHeitor Villa-Lobospor
dc.subjectNarrativas identitáriaspor
dc.subjectTexturas musicaispor
dc.subjectPensamento sonoropor
dc.subjectHeitor Villa-Loboseng
dc.subjectIdentity narrativeseng
dc.subjectMusical textureseng
dc.subjectSound thinkingeng
dc.titleHeitor Villa-Lobos: por uma narrativa musical da naçãopor
dc.title.alternativeHeitor Villa-Lobos: for a musical narrative of the nationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo da dissertação é compreender como Heitor Villa-Lobos (1887-1959) elaborou uma narrativa musical da nação através de suas composições. Para tanto, foram selecionadas algumas obras que consideramos representativas e que fazem parte, respectivamente, do ciclo de Choros da década de 1920, das Bachianas Brasileiras elaboradas entre as décadas de 1930 e 1940, além do material organizado pelo compositor para o ensino de canto orfeônico. Nosso problema de pesquisa reside em investigar as maneiras como atuaram os diversos contextos intelectuais, artísticos e historiográficos, da primeira metade do século XX, no pensamento sonoro desse compositor. Para tanto, serão estabelecidos alguns diálogos com o campo da pesquisa musicológica, com o intuito de formular uma orientação metodológica de caráter dialógico e propositivo que permitirá avaliar a obra de Villa-Lobos para além do seu conteúdo textual, embora esse não seja ignorado. Nesse sentido, entra em cena a noção de ―textura musical‖. A partir dela, será possível demonstrar como o compositor buscou representar a nação ―imaginada‖ segundo as suas ―paisagens sonoras‖, revelando uma perspectiva, ao mesmo tempo, una e diversa da identidade brasileira. A obra de Villa-Lobos se equivale ao sentido dado por Gilberto Freyre na expressão ―equilíbrio de antagonismos‖: uma música permeável, miscigenada, em que são sobrepostos, em harmonia, elementos contrastantes da cultura musical brasileira. Por fim, incluir Villa-Lobos no quadro de intérpretes do Brasil é fundamental para avaliar a abrangência e os desdobramentos das narrativas identitárias no cenário intelectual da primeira metade do século XX.por
dc.contributor.advisor1Tomaim, Cássio dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376343720313755por
dc.contributor.referee1Armani, Carlos Henrique
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3735821554238929por
dc.contributor.referee2Paranhos, Adalberto de Paula
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9172103976395213por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804881231412339por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International