Tutorias, unidades laboratório e processo de trabalho: significados e impacto da planificação da atenção primária em saúde
Resumo
O estudo tem como objetivo geral: Analisar que significados a Planificação da APS produziu entre as equipes envolvidas, considerando os processos de tutoria.Desse modo, justifica-se pela necessidade de melhor compreender o modo de internalização destes novos movimentos de aprendizagem em torno da planificação da APS e seu impacto na reorganização dos respectivos processos de trabalho nas ESF. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido com profissionais que atuam nas equipes de APS do município e gestores. A coleta dos dados foi realizada por meio de Grupo Focal com os profissionais das equipes de APS e entrevistas semiestruturada com os tutores e gestores, os dados foram analisados segundo análise de conteúdo temática. Resultados e discussões: A análise dos dados evidencia que a planificação potencializa as reflexões de mudança de modelo, através de um processo de planejamento ampliado, desenvolvido numa perspectiva horizontalizada em relação aos participantes no qual prevalece a troca de informações e a construção coletiva de propostas. Representa assim, um reencontro de conceitos e ideologias, já conhecidos que, através de oficinas expositivas e dialogadas, permitem uma nova tentativa de tornar efetivos os pressupostos teóricos da APS. Conclusão: Por ser um processo complexo esta análise não se esgota com esta investigação. Sugere-se a realização de novos estudos voltados para a compreensão e avaliação do impacto da planificação da APS por parte dos atores sociais, ou seja, profissionais de saúde e comunidade, bem como a importância de sua implementação nos serviços de saúde.
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