Administrador ou gestor: uma questão em debate
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Data
2011-09-16Autor
Oliveira, Maria Denise Cataneo de
Metadata
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A presente monografia busca refletir sobre as relações entre a gestão escolar e suas parcerias para um trabalho democrático. Nesse sentido, procura investigar em que medida está sendo incorporada - por parte do Diretor, Coordenador Pedagógico e Orientador Educacional – a proposta de mudança de administração escolar à gestão escolar em uma Escola de Ensino Fundamental da Região Metropolitana/RS. Para isso, a investigação dialoga, por intermédio da entrevista semi-estruturada, com a equipe diretiva e pedagógica, no sentido de analisar o entendimento que os sujeitos da pesquisa trazem a respeito da mudança da administração escolar para a gestão escolar. Nesse sentido, para a análise compreensiva da temática, a pesquisa apoia suas reflexões em aportes teóricos articulados à temática. Entre os principais autores analisados cita-se: Ferreira (2004), Libâneo (2009), Lück (2006 e 2007), Paro (2003 e 2007), Sanches (2005) e Santos (2005). Das reflexões dos referenciais teóricos investigados e das entrevistas realizadas entre seis sujeitos, evidencia-se que os profissionais participantes da pesquisa reconhecem que a proposta da gestão escolar democrática, reposiciona um novo perfil no exercício de sua prática. Nesse caso, o diretor, o orientador e o coordenador seguem assumindo suas funções específicas, mas a racionalidade que permeia sua prática é outra, ou seja, não mais alicerçada numa postura autoritária, burocrática, isolada, centralizadora. Ao contrário, sua ação se pauta numa racionalidade participativa, democrática, descentralizadora, na tentativa de envolver a comunidade escolar em um trabalho coletivo, horizontal, interativo e formativo, enfim, inserida nos princípios democráticos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
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