Narrativas religiosas no ensino superior em música: uma abordagem (auto)biográfica
Resumo
Partindo de uma perspectiva em educação musical que toma como fundamental a
experiência cotidiana, a seguinte tese, desenvolvida na linha de pesquisa 4 (Educação e Artes)
do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria-
PPGE/UFSM, posiciona-se no diálogo entre o mundo vivido e o processo formativo no ensino
superior em música. Tal pesquisa se propõe a investigar como a dimensão biográfica pode ser
problematizada na formação superior em música e ganha contornos específicos ao se questionar
como (e se) as experiências religiosas, narradas no âmbito de uma abordagem (auto)biográfica,
podem ser significativas na formação superior,enfatizando a discussão no campo da formação
de professores de música. O referencial teórico busca elementos de reflexão na sociologia da
educação musical, particularmente em suas imbricações com as teorias do cotidiano, e também
na sociologia das ausências, que considera a ecologia dos saberes como possibilidade de
realização no mundo contemporâneo. A produção dos dados foi realizada durante uma DCG
(Disciplina Complementar de Graduação) ofertada no curso de música da Universidade Federal
de Santa Maria, a partir de múltiplas entradas: 11 (onze) diários de aula, 37 (trinta e sete) relatos
escritos, 2 (dois) relatos em grupo e 8 (oito) entrevistas individuais. Tal metodologia, entendida
numa perspectiva qualitativa, faz parte do quadro teórico-metodológico discutido no campo das
pesquisas (auto)biográficasna medida em que toma por objeto de estudo a gênese individual do
social nos processos de biografização. A partir de um enfoque hermenêutico, as análises aqui
produzidas tratam: a) da possibilidade de compreender as histórias de vida e memórias musicais
como processos significativos na/para a formação musical; b) da relação dos significados
religiosos/espirituais nesse processo de formação; c) dos diálogos entre narrativas musicais,
produzidos durante uma prática de re-arranjo coletivo. Essas leituras sugerem que é possível
pensar o ensino superior em música a partir de uma ecologia de saberes, superando o paradigma
monocultural que ainda parece ser predominante nesse âmbito de ensino. Ao final, destaco
algumas pautas em educação musical que podem se nutrir desse trabalho: o aprofundamento das
considerações teóricas sobre religião/religiosidade/espiritualidade e a consideração da dimensão
biográfica na formação de professores de música.
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