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dc.contributor.advisorLemos, Antonio Carlos Freitas Vale de
dc.creatorOliveira, Elehú Moura de
dc.date.accessioned2018-05-14T15:47:34Z
dc.date.available2018-05-14T15:47:34Z
dc.date.issued2007-02-05
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13185
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectLaboratório análises clínicaspor
dc.subjectAtendimentopor
dc.subjectNão-conformidadespor
dc.titleAtendimento em laboratório de análises clínicas: estudo de caso no LAC/HUSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAdministração e Gestão Públicapor
dc.description.resumoO propósito desse estudo foi o de avaliar o setor de Atendimento em laboratório de análises clínicas. Realizou-se um estudo de caso no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) com o objetivo de identificar as principais não-conformidades que ocorrem na etapa pré-analítica e, ao mesmo tempo, diagnosticá-las pelos problemas mais importantes, avaliar as requisições médicas e determinar ações para limitar e/ou eliminar a ocorrência de falhas graves. O maior número de não-conformidades relaciona-se à requisição de exames. A análise aleatória de 1.100 solicitações evidenciou que 44,2% estavam preenchidas adequadamente e, 55,8% apresentavam ausência de algum dado. Além dessas, detectou-se informações inadequadas aos pacientes relativas aos procedimentos pré-coleta de amostras e erros de digitação como falhas mais freqüentes nessa etapa. Propõe-se que haja uma conscientização dos profissionais médicos e treinamento contínuo dos funcionários do Atendimento para reduzir a incidência de falhas e melhorar a qualidade dos serviços do LAC.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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