dc.contributor.advisor | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.creator | Leite, Raquel Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-05-16T12:47:43Z | |
dc.date.available | 2018-05-16T12:47:43Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13206 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The computational tools for education acts like incentivator of inclusion and of collective transformations, being essential for the perception of new codes, methods and languages, guiding the individual to society of the indispensable technologies. In this context, this work presents and contextualizes the educational platform Khan Academy, as well as qualitatively analyzes its exploration through activity applied to students of the Proemployee Program - Technical Course in Didatic Multimeio - offered at a distance by the Federal Institute of Education, Science and Technology Farroupilha, within the Scope of Applied Informatics To Education II. It also brings a didactic unit as an example to use the tool in the educational context. The research method starts from the bibliographic research through materials available in the digital repositories, sites, books and documentaries related to the area of educational technologies. It is tried to show that the school, even in circumstances of contiguity of material and financial resources, is able to explore ideas and test hypotheses through experiences and practical actions through the computational tools. The results show that even with few resources, it is possible to design a student who is more stimulated, attracted, free to implement ideas and to make a connection between knowledge organization, people, places and technologies. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Plataforma Khan Academy | por |
dc.subject | Tecnologias educacionais | por |
dc.subject | Proposta didática | por |
dc.subject | Khan Academy platform | eng |
dc.subject | Educational technologies | eng |
dc.subject | Didactic proposal | eng |
dc.title | Proposta didática com a Khan Academy | por |
dc.title.alternative | Didatic proposal whit Khan Academy | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | As ferramentas computacionais na educação atuam como incentivadoras da inclusão e das transformações coletivas, sendo imprescindíveis para a percepção de novos códigos, métodos e linguagens, instruindo os indivíduos para a sociedade das tecnologias indispensáveis. Nesse contexto, este trabalho apresenta e contextualiza a plataforma educacional Khan Academy, bem como analisa qualitativamente sua exploração por meio de atividade aplicada a alunos do Programa Profuncionário - Curso Técnico em Multimeios Didáticos - ofertado à distância pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, no âmbito da disciplina Informática Aplicada à Educação II. Traz também uma unidade didática como exemplo para a utilização da ferramenta no contexto educativo. O método de investigação parte da pesquisa qualitativa. Intenta-se evidenciar que a escola, mesmo em circunstâncias de contingência de recursos materiais e financeiros, é capaz de explorar ideias e testar hipóteses através de experiências e ações práticas por intermédio dos instrumentos computacionais. Os resultados demonstram que, mesmo com poucos recursos, existe a possibilidade de conceber um aluno mais estimulado, atraído, livre para implementar ideias e realizar uma conexão entre organização do conhecimento, pessoas, lugares e tecnologias. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |