dc.contributor.advisor | Mussoi, Eunice Maria | |
dc.creator | Losekann, Marilse Beatriz | |
dc.date.accessioned | 2018-05-16T14:05:28Z | |
dc.date.available | 2018-05-16T14:05:28Z | |
dc.date.issued | 2017-06-23 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13207 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | This work presents a study about the use of information and communication technologies (TIC) by the professors of the Graduate Course in Geography of the Federal University of Santa Maria (UFSM), in the distance modality / UAB (Open University of Brazil). The qualitative approach was based on the research and the instruments used were the documentary research and the questionnaire applied to the teachers of the course. The results show that 57.1% of the teachers have specific training for the use of TIC and all use the computer for teaching and learning activities, but the most commonly used tools are the text editor and the slide show. The underutilization of TIC. In relation to social networks, half of the teachers make use of these, with Facebook and Whatsapp being the most employed, and the teachers' perception of interactivity, 71.4% consider that it is greater in activities mediated by TIC. It is possible to affirm that TIC is part of the pedagogical daily life in the UAB / UFSM Geography course, yet its potential and the existing diversity of educational technologies are not explored. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Geografia | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Geography | eng |
dc.subject | Teacher training | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.title | Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino superior a distância no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title.alternative | Use of information and communication technologies in higher education at distance in the Geography course in of the Federal University of Santa Maria | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O trabalho apresenta um estudo acerca do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos professores do Curso Superior de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na modalidade à distância/UAB (Universidade Aberta do Brasil). A abordagem qualitativa embasou a pesquisa e os instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e o questionário aplicado aos professores do curso. Os resultados demonstram que 57,1% dos docentes possui formação específica para o uso de TIC e todos fazem uso do computador para atividades de ensino e aprendizagem, porém as ferramentas mais utilizadas são o editor de texto e o de apresentação de slides, o que evidencia a subutilização das TIC. Em relação às redes sociais, metade dos professores faz uso dessas, sendo o Facebook e o Whatsapp as mais empregadas, e quanto a percepção dos professores acerca da interatividade, 71,4% consideram que é maior em atividades mediadas por TIC. É possível afirmar que as TIC fazem parte do cotidiano pedagógico no curso de Geografia UAB/UFSM, contudo não são exploradas todas as suas potencialidades e nem a diversidade existente de tecnologias educacionais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |