Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCecchin, Anidene de Siqueira
dc.creatorMattei, Lisiane
dc.date.accessioned2018-05-16T14:21:34Z
dc.date.available2018-05-16T14:21:34Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13208
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractUsing technologies in mathematics teaching has been intensified in recent years, since the amount of resources and software developed to help teachers in the teaching and learning processes is immeasurable. In this perspective, it is important to emphasize that the technologies used are pre-examined to check if the proposed goals from the teacher are going to be acquired in class. This article presents two experiences in the school context and the goal is to investigate the effectiveness use of "Geogebra software" in teaching of planar geometry. For this, two different pedagogical practices were conducted in the math classes and in two groups: one had classes using the traditional system of teaching and the other using the software. Later it, a questionnaire was applied to evaluate the work developed. From the results obtained, it is possible to infer that the software is a good resource to be used in the teaching of planar geometry and must be worked allied to the classroom contents, as it enables the implementation of practical activities based on troubleshooting and make the student protagonist of the learning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectMatheng
dc.subjectTeacheng
dc.subjectLearningeng
dc.titleEnsino tradicional e ensino mediado por tecnologias digitais: um comparativo utilizando o software GeoGebrapor
dc.title.alternativeTraditional teaching and digital technology media: a comparative using GeoGebra softwareeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO uso de tecnologias no ensino de matemática tem se intensificado nos últimos anos, visto que a quantidade de recursos e softwares desenvolvidos para auxiliar o professor nos processos de ensino e aprendizagem é imensa. Nessa perspectiva, é importante destacar que as tecnologias utilizadas sejam analisadas previamente para verificar se atingem os objetivos propostos pelo professor em sua aula. Diante disso, este artigo apresenta duas experiências realizadas no contexto escolar com o objetivo de investigar a eficácia do uso do software GeoGebra no ensino de geometria plana. Para isso, foram realizadas duas diferentes práticas pedagógicas nas aulas de matemática em duas turmas: uma na forma tradicional de ensino e outra utilizando o GeoGebra. Após, foi aplicado um questionário para avaliar o trabalho desenvolvido. A partir dos resultados obtidos, é possível inferir que o software é um bom recurso para ser utilizado no ensino de geometria plana e deve ser trabalhado aliado ao conteúdo em sala de aula, pois possibilita a realização de atividades práticas, com base na resolução de problemas, tornando o aluno protagonista do processo de aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto