dc.contributor.advisor | Fialho, Vanessa Ribas | |
dc.creator | Melara, Adriane | |
dc.date.accessioned | 2018-05-16T14:46:52Z | |
dc.date.available | 2018-05-16T14:46:52Z | |
dc.date.issued | 2017-06-24 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13209 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. | por |
dc.description.abstract | The present study aims to investigate how technological resources are used by teachers of specialized educational services (ESA) and their contributions to the inclusive process of these subjects in the school environment. For the accomplishment of this work we used theorists that served as base for the guiding axes, which are: information and communication technologies, inclusion and specialized educational service. The methodology used consisted of a qualitative research, in which the research subjects are the teachers who work in the ESA of a municipality in the interior of RS. The research instrument was a questionnaire with open questions and the analysis of the results was structured into three categories of study: resources, training for ICT, and faculty exchanges and perceptions. Thus, it was possible to verify that ICTs are being incorporated into the pedagogical practices, as well as the technological resources most used by the teachers during the attendance, it was possible to identify that a great part of the teachers who work in the EEE exchange and guide the teachers of the classroom The benefits of ICT in the development of these students. Thus, it is concluded that ICT are part of the resources used in the ESA and are configured as promising tools in the development of the target public students of Special Education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.subject | Special education | eng |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Specialized educational services | eng |
dc.title | Contribuições das tecnologias de informação e comunicação no atendimento educacional especializado | por |
dc.title.alternative | Contributions of information and communication technologies in specialized educational attendance | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo investigar como os recursos tecnológicos são utilizados pelos professores do atendimento educacional especializado (AEE) e suas contribuições para o processo inclusivo destes sujeitos no ambiente escolar. Para a realização deste trabalho utilizou-se de teóricos que serviram como base para os eixos norteadores, quais sejam: tecnologias de informação e comunicação, inclusão e atendimento educacional especializado. A metodologia utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa, em que os sujeitos de pesquisa são os professores que atuam no AEE de um município do interior do RS. O instrumento de pesquisa foi um questionário com perguntas abertas e a análise dos resultados foi estruturada em três categorias de estudo: recursos, formação para as TIC, e trocas e percepções do corpo docente. Assim, foi possível verificar que as TIC estão sendo incorporadas nas práticas pedagógicas, bem como os recursos tecnológicos mais utilizados pelas professoras durante os atendimentos. Também foi possível identificar que grande parte das professoras que atuam no AEE realizam trocas e orientam as professoras da sala de aula regular quanto aos benefícios das TIC, no desenvolvimento destes alunos. Assim, conclui-se que as TIC fazem parte dos recursos utilizados no AEE e se configuram como ferramentas promissoras no desenvolvimento dos alunos público-alvo da Educação Especial. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |