Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReis, Simone Regina dos
dc.creatorMumbach, Morgani
dc.date.accessioned2018-05-16T15:13:57Z
dc.date.available2018-05-16T15:13:57Z
dc.date.issued2017-06-24
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13210
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThis article aims to present the study’s results on the use of technological resources in the classroom by educators in Santa Rosa’s - RS schools, pointing out the contributions of these resources in pedagogical practice and which mathematical software is better known. This paper is based on bibliographic research, especially in Bairral (2009), Miranda e Castro (2010) between others, and field research with data analyses. The data were collected on questionnaires with Mathematic teachers, finding out to understand and to prove the possible difficulties of teachers using the technologies as tools for teaching and learning. Some questions are discussed to analyze the topic, on purpose to verify the software’s use in Mathematics classroom and the reason to its use or not by the teachers. Finally, we find out the teachers know some software, but it’s difficult to use them, in physical structure as in teachers formation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSoftwares matemáticospor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectMathematical softwareeng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleInvestigação sobre a utilização de tecnologias de informação por professores de Matemática da rede municipal de Santa Rosapor
dc.title.alternativeResearch on the use of information technologies by Mathematic teachers of Santa Rosa municipal networkeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo visa apresentar o resultado de estudos sobre a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, pelos educadores, nas escolas da Rede Municipal de Santa Rosa – RS, apontando as contribuições destes recursos na prática pedagógica e quais softwares matemáticos são mais conhecidos. O trabalho baseia-se na revisão bibliográfica do assunto, baseado em Bairral (2009); Miranda e Castro (2010) entre outros e pesquisa de campo com a realização da análise dos dados coletados, dados esses coletados a partir de questionários com professores de Matemática, procurando compreender e comprovar as possíveis dificuldades dos educadores em aplicar as tecnologias como ferramenta para o ensino e aprendizagem. Algumas questões são problematizadas com o objetivo de analisar e discutir sobre o tema, a fim de verificar o uso dos softwares nas aulas de Matemática e os motivos de sua utilização ou não por parte dos docentes. Ao final constatou-se os professores conhecem alguns softwares, mas encontram dificuldades para sua utilização, tanto e estrutura física, quanto em formação.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto