Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorReis, Michele Tamara
dc.date.accessioned2018-05-16T15:49:37Z
dc.date.available2018-05-16T15:49:37Z
dc.date.issued2017-06-23
dc.date.submitted2017
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13212
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.por
dc.description.abstractThe present article presents the results of a research, whose objective was to investigate how the open educational resources can favor the teaching and learning process of Sciences on the Universe theme, for students of the sixth year of Elementary School. The development of the research was based on the elaboration of two thematic workshops, structured according to the three pedagogical moments and integrated the use of open educational resources. The results were followed throughout the process of construction of scientific knowledge, and highlighted through online questionnaires. The discursive textual analysis was used to interpret the results, through a priori categories and construction of meta texts. According to the results, it was verified that the technologies and the open educational resources make possible a positive integration with the scientific contents, besides providing differentiated evaluation methods, evidencing the importance they play in the teaching and learning process of Sciences.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecursos educacionais abertospor
dc.subjectOficinas temáticaspor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subjectOpen educational resourceseng
dc.subjectThematic officeseng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectScienceseng
dc.titleRecursos educacionais abertos: possibilidades para o ensino de ciênciaspor
dc.title.alternativeOpen educational resources: possibilities for sciences teachingeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar como os recursos educacionais abertos podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem de Ciências sobre o tema Universo, para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental. O desenvolvimento da pesquisa foi baseado na elaboração de duas oficinas temáticas, estruturadas de acordo com os três momentos pedagógicos e integradas a utilização de recursos educacionais abertos. Os resultados foram acompanhados ao longo de todo o processo de construção dos conhecimentos científicos, e ressaltados por meio dos questionários online. A análise textual discursiva foi utilizada para interpretação dos resultados, através de categorias a priori e contrução de meta textos. De acordo com os resultados, verificou-se que as tecnologias e os recursos educacionais abertos possibilitam integração positiva com os conteúdos científicos, além de proporcionarem métodos avaliativos diferenciados, evidenciando a importância que estes desempenham no processo de ensino e aprendizagem de Ciências.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto