Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Amarildo Luiz
dc.creatorPoglia, Patrícia Dalmaso
dc.date.accessioned2018-05-24T11:59:51Z
dc.date.available2018-05-24T11:59:51Z
dc.date.issued2005-03-16
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13238
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação, RS, 2005.por
dc.description.abstractThe investigation aims to show some considerations about teacher professionalism, his education and how his pedagogic practice occurs according to his education. The proposal at reflexive teacher is understood from an hermeneutic approach in order to reflect about the comprehension that the teacher has about his profession according to economic and technological advance in the actual context and, the existent contradictions before a wide theories disseminated by will know education area authors. The base at this abstract has as it basis on Historic-Cultural school from Vygotsky, and specially Nóvoa and Alarcão theories, which reinforce a dialog with others studious just to make clear the teacher image nowadays and also to show new paths to the teaching practice. The teacher prospective-reflexive gives a critical analysis of school reality able to give action means that makes better the rescue, the renovation and the reflection promotion as a transformation alternative on pedagogic practice. The research notices that it is possible to build to do pedagogic that is in favor of action reflection process to set off his professional development. Therefore a considerable change in attitude will happen and a Knowledge advance as the teaching querying goes beyond the obstacles that are before the reflection.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleReflexão na prática pedagógica: novas perspectivas de aprendizagem docentepor
dc.title.alternativeReflection on pedagogic practice: new prospect on teaching learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducaçãopor
dc.description.resumoA investigação objetiva apresentar algumas considerações sobre a profissionalidade do professor, sua formação e como sua prática pedagógica decorre em conseqüência dessa formação. A proposta do professor reflexivo é interpretada a partir de uma abordagem hermenêutica, no intuito de refletir sobre a compreensão que o professor tem da sua profissão, diante dos avanços econômicos e tecnológicos no contexto atual e as contradições existentes perante as diversas teorias disseminadas por autores renomados da área educacional. A fundamentação do trabalho tem como alicerce a Psicologia Histórico-Cultural – escola de Vygotsky, e as teorias de Nóvoa e Alarcão especialmente, os quais estabelecem um diálogo com outros estudiosos, a fim de esclarecer a imagem do professor hoje, apontando novos caminhos para o exercício da docência. A perspectiva do professor reflexivo representa uma análise crítica da realidade escolar, capaz de oferecer meios de ação que favoreçam o resgate, a renovação e a promoção da reflexão como alternativa de transformação da prática pedagógica. A pesquisa constata, pois, que é possível construir um fazer pedagógico que privilegie os processos de reflexão na ação para desencadear o seu desenvolvimento profissional. Sendo assim, haverá uma conseqüente mudança de atitude, e um avanço do conhecimento, na medida em que o questionamento docente transpõe os obstáculos que precedem a reflexão.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto