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dc.contributor.advisorMota, Carlos Bolli
dc.creatorCarpes, Felipe Pivetta
dc.date.accessioned2016-03-14T15:39:02Z
dc.date.available2016-03-14T15:39:02Z
dc.date.issued2004-12-17
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1326
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano, RS, 2004.por
dc.description.abstractThe aim of this study was verify the torque production in cycling during 40 km, also verifying the relationships between symmetry of torque, dominant member and intensity of the exercise (%VO2max). A group of 5 mountain bike cross country cyclists (age 24.4 years old, height 1.81 m, body mass 73.48 kg, and VO2max 55.16 ml.kg-1.min-1) was submitted to two protocols with 48 h of maximal interval, being the first a test for determination of the maximum oxygen uptake (VO2max) in ramp protocol (start at 100 W with increment of 25 W.min-1), using the cyclergometry SRM Training System and gas analyzer Aerosport TEEM 100. The second protocol consisted in the execution of a 40 km simulated test in the cyclergometry SRM Training System, where the oxygen uptake and propulsive torque produced by lower limbs was analyzed. The torque was analyzed during 10 s, to every 5 minutes during the 40 km course, being assumed the percentile differences equal or superiors at 10% among the peaks of the right and left member as asymmetry. The average time to the 40 km was 62 min 35 s, and the average intensity was 66.33%VO2max. For the torque, the results show that each cyclist presented a differentiated answer to the protocol. The average torque during the 40 km presented a relationship with the torque peak in the 40 km (r = 0.87). With relationship to the symmetry in the propulsive torque, the results show that the cyclists have asymmetry, however, this situation varied during the 40 km and among the subjects, not presenting a pattern defined. The analysis of the propulsive torque in relation to the dominant member (kick leg) it showed that the same presented a relationship with the torque peak, e. g., the torque peak was produced by the dominant member in the majority cases. The intensity of the exercise doesn’t be a factor determinant for the asymmetry, because different answers were observed the study group. In summary, the studied cyclists develop torque in an asymmetric way in different stages along a course of 40 km, that’s asymmetry is related to the dominant member and nor the intensity of the exercise. For a best understanding of the torque production during pedaling, suggests the use of instrumented pedals and the accomplishment of individualized evaluations because the differences observed among the subjects.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiclismopor
dc.subjectSRM Training Systempor
dc.subjectTorquepor
dc.subjectSimetriapor
dc.titleProdução de torque no ciclismo: análise da simetria na pedalada durante 40 km simuladospor
dc.title.alternativeTorque production during cycling: analysis of symmetry in simulated 40 kmeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationPesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humanopor
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi verificar a produção de torque durante 40 km de ciclismo, verificando também as relações entre simetria na produção de torque, influência do membro dominante e intensidade do exercício (%VO2máx). Um grupo de 5 ciclistas da modalidade mountain bike cross country (idade média de 24,4 anos, estatura de 1,81 m, massa corporal de 73,48 kg, e VO2máx de 55,16 ml.kg-1.min-1) foi submetido a dois protocolos de avaliação com intervalo de no máximo 48 h, sendo o primeiro um teste para determinação do consumo máximo de oxigênio em protocolo de rampa (100 W iniciais com incremento de 25 W.min-1), utilizando o cicloergômetro SRM Training System e analisador de gases Aerosport TEEM 100. O segundo protocolo consistiu na realização de uma prova simulada de 40 km no cicloergômetro SRM Training System, onde foi analisado o consumo de oxigênio e o torque propulsivo produzido pelos membros inferiores. O torque foi analisado durante 10 s, a cada 5 minutos durante os 40 km, sendo assumida como assimetria diferenças percentuais iguais ou superiores a 10% entre os picos do membro direito e esquerdo. O tempo médio para percorrer os 40 km foi 62 min 35 s, e a intensidade mantida foi em média 66,33 %VO2máx. Os resultados mostram que em relação a simetria na produção de torque, cada ciclista apresentou uma resposta diferenciada ao protocolo. O torque médio durante os 40 km apresentou uma correlação de 0,87 com o pico de torque nos 40 km. Com relação à simetria na produção de torque, os resultados mostraram que os ciclistas possuem características de assimetria, entretanto, a mesma variou durante os 40 km e entre os ciclistas, não apresentando uma relação direta com o tempo. A análise do torque propulsivo em relação ao membro dominante (perna de chute) mostrou que o mesmo apresentou relação com os picos de torque (salvo exceções observadas), ou seja, seguidamente o pico de torque foi produzido pelo membro dominante. A intensidade do exercício pareceu não ser um fator limitante para a assimetria, pois foram observadas diferentes respostas dentre o grupo de estudo. Com isso conclui-se que os ciclistas estudados desenvolvem torque de maneira assimétrica em diferentes etapas ao longo de um percurso de 40 km, também essa assimetria apresenta relação com o membro dominante, mas não com a intensidade do exercício. Para uma melhor compreensão do torque produzido durante a pedalada sugere-se o uso de pedais instrumentados e a realização de avaliações individualizadas, visto as diferenças observadas entre os ciclistas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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