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dc.contributor.advisorRampelotto, Elisane Maria
dc.creatorCosta, Maria Bela Saucedo
dc.date.accessioned2016-03-16T12:12:31Z
dc.date.available2016-03-16T12:12:31Z
dc.date.issued2007
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1337
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, RS, 2007.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectReprovaçãopor
dc.titleO fracasso escolar do aluno surdo no contexto da educação inclusivapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSão Borja, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdospor
dc.description.resumoO principal objetivo desta pesquisa é provocar uma discussão sobre as possíveis causas do fracasso escolar do aluno surdo evidenciado por meio do alto índice de reprovação e repetência. Neste trabalho, são apontadas possibilidades que poderão contribuir para o desenvolvimento das potencialidades desses sujeitos. Utiliza-se, inicialmente, a abordagem quantitativa para levantar dados sobre o tempo de permanência de uma adolescente surda na escola comum para cursar as séries iniciais do Ensino Fundamental em uma escola de São Borja - RS. Em relação a seus colegas ouvintes, pode-se perceber que o sujeito que fez parte desta pesquisa foi quem mais reprovou, permanecendo assim por mais tempo nas mesmas séries escolares. Essa aluna surda, hoje com quinze anos de idade, esta cursando pela terceira vez a quarta série do Ensino Fundamental. A adolescente, convencionada neste estudo de "M", teve atendimento em estimulação precoce na área da fala segundo a teoria oralista de educação para surdos. Após dez anos de oralização, M tece contato com a língua de sinais, mas seu convívio social e interativo com outros surdos é precário. Em conseqüência disso, ela não tem domínio da língua de sinais e alguns sinais adquiridos acabam sendo esquecidos. Além disso, ela demonstra não gosta do atendimento que visa a reforçar os conteúdos da escola. Com esta pesquisa, busca-se entender a respeito da importância da aquisição de uma língua e sua relação com o desenvolvimento cognitivo, bem como o papel da educação que visa a atender ao aluno surdo incluído na escola comum.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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