dc.contributor.advisor | Glufke, Ronaldo Martins | |
dc.creator | Pauletto, Vera Maria | |
dc.date.accessioned | 2018-06-13T14:37:20Z | |
dc.date.available | 2018-06-13T14:37:20Z | |
dc.date.issued | 2009-10-30 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13386 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This work presents an analysis of the importance of ICT (Information and Communication), in the teaching-learning process and the evaluation of alternatives and methodological proposals offered by the adaptation of the school. It is also a rethinking of the role of the teacher in front of ICT, and the influence of computer in the reconstruction of the school's pedagogical practice. The methodology used was literature, which helped the conclusions and considerations that the possibilities of establishing new teaching techniques are numerous, and the financial cost to deploy and maintain computer labs is relatively low. So it was discussed in this article the importance of the computer as a tool, its pedagogical potential and the consequences brought about by information technology in the context of Brazilian education, in the training of professionals for the management of information technology as a learning tool. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Processo educativo | por |
dc.subject | Information and communication technologies | eng |
dc.subject | Integration | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Educational process | eng |
dc.title | TICs - instrumentos e ferramentas de auxílio na aprendizagem | por |
dc.title.alternative | ICT - instruments and tools in learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São João do Polêsine, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se constitui numa análise da importância das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação), no processo ensino-aprendizagem, bem como na avaliação das alternativas e propostas metodológicas oferecidas pela adaptação da escola. Cabe ainda, um repensar do papel do professor diante das TICs, e a influência da Informática na reconstrução da prática pedagógica da escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, a qual auxiliou nas conclusões e ponderações de que as possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são inúmeras, além de que o custo financeiro para implantar e manter laboratórios de informática é relativamente baixo. Assim, abordam-se neste artigo a importância do computador como ferramenta, suas potencialidades pedagógicas e as conseqüências trazidas pela informatização no contexto da educação brasileira, ou seja, a formação dos profissionais para o manejo da informática como instrumento de aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |