Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKlinke, Karina
dc.creatorCargnin, Elisane Scapin
dc.date.accessioned2016-03-16T15:02:09Z
dc.date.available2016-03-16T15:02:09Z
dc.date.issued2008-01-29
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1339
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThis monographic work, qualitative in nature, aims to question the possibilities, the contradictions and the benefits of young participation in school management, in terms of diversity of the language of the students and the necessity to have it as a basis for young education in a proposal of democratic management. The research questions: how the linguistic diversity is treated in the basic school? The inquiry was developed in a school of the State System of Education from Rio Grande do Sul (Professor Edna May Cardoso School) situated in Santa Maria City, and had as interviewed characters four learners (one girl and three boys) and as cited characters two teachers of the second stage of the elementary school and high school during the years of 2006 and 2007. The methodology used was of participant research, with comments in the lessons and in the pedagogical meetings and with semi-structured interviews and press conferences applied to learners, analyzed on the basis of theoretical reference of the fields of sociological and linguistic knowledge. The analysis is built on confrontation among the current proposals of democratic management in School’s Political Pedagogical Project and the current legislation on education, and the point of view of learners about the uses of language in the school. It was observed in the research that there is a preconception in relation to the language of the student whom does not feel at ease in front of his/her classmates and teachers to participate in school activities. It is proven that the team of teachers of the management school in the basic school is not prepared to deal with equity the linguistic diversity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectCultura escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.titleLinguagem dos jovens, cultura escolar e gestão democrática: um estudo sobre a diversidadepor
dc.title.alternativeLanguage of the young, school culture and democratic management: a study about the diversityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho monográfico, de caráter qualitativo, tem por objetivo problematizar as possibilidades, as contradições e os benefícios da participação dos jovens na gestão escolar, sob a perspectiva da diversidade da linguagem dos alunos e da necessidade de tê-la como base para a escolarização de jovens em uma proposta de gestão democrática. A pesquisa questiona: como a diversidade lingüística é tratada na escola básica? A investigação foi desenvolvida em uma escola do Sistema Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul (Colégio Professora Edna May Cardoso), situada no Município de Santa Maria, e teve como sujeitos entrevistados quatro discentes (uma garota e três rapazes) e como sujeitos citados duas professoras da segunda etapa Ensino Fundamental e do Ensino Médio, durante os anos de 2006 e 2007. A metodologia utilizada foi a de pesquisa participante, com observações nas aulas e nas reuniões pedagógicas e com entrevistas semiestruturadas e coletivas aplicadas aos discentes, analisadas com base no referencial teórico dos campos de conhecimento sociológico e lingüístico. A análise é construída no confronto entre as propostas atuais de gestão democrática, presentes no Projeto Político Pedagógico da Escola e com a legislação atual sobre educação, e o ponto de vista dos discentes sobre os usos da linguagem na escola. Observou-se na pesquisa que existe preconceito em relação à linguagem do alunado, o qual não se sente à vontade diante de seus colegas e dos professores para participar nas atividades escolares. Evidencia-se que a equipe de professores da gestão escolar na escola básica não está preparada para tratar com eqüidade a diversidade lingüística.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples