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dc.contributor.advisorTomazetti, Elisete Medianeira
dc.creatorCardoso, Claudete da Cruz
dc.date.accessioned2016-03-16T16:31:52Z
dc.date.available2016-03-16T16:31:52Z
dc.date.issued2008-09-30
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1343
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2008.por
dc.description.abstractSince the 1970s, from the conference in Stockholm in 1972 and the Intergovernmental Conference on Environmental Education in Tbilisi in 1977, began building a global process aimed at changing the status of conscience of humanity, about the value of nature and redeploy production of knowledge. Since, as did the modernity of science and technology, the status of man as master of the universe, dominator of nature, natural resources subdued. The choice of title, University training and dissemination of environmental knowledge, took place in front of the importance and necessity of such an institution to assume its role in the process of leadership in proposing a form of interdisciplinary education that includes an ethical dimension, offering bases philosophical, scientific and environmentally correct for future professionals to contribute to a more sustainable development of our society. Based on the foregoing the present research is the result of an inquiry into the environment of a particular group of teachers from the Federal University of Santa Maria. To conduct the survey from the University Teachers, through interviews, it became clear that much time and work to have a greater engagement on environmental issues in order to enhance environmental education as an integral and indispensable in the process training of professionals in all fields of knowledge. As well as demystify the idea that it is only to specialists in environmental education the task of dealing with issues related to the environment, reinforcing the need for interdisciplinary and transdisciplinary aspect in education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectConhecimentopor
dc.titleUniversidade: formação e difusão do saber ambiental?por
dc.title.alternativeUniversity: training and dissemination of environmental know?eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoDesde a década de 1970, a partir da Conferência de Estocolmo em 1972 e da conferência intergovernamental sobre Educação Ambiental em Tbilisi em 1977, iniciou-se um processo mundial orientado a mudar o estado de consciência da humanidade, sobre o valor da natureza e reorientar a produção do conhecimento. Visto que, a modernidade fez a partir da ciência e da técnica, o status do homem como senhor do universo, dominador da natureza, subjugando os recursos naturais. A escolha do título, Universidade formação e difusão do saber ambiental, se deu diante da importância e da necessidade dessa instituição em assumir seu papel no processo de liderança na proposição de uma forma de educação interdisciplinar que comporte uma dimensão ética e oferecendo bases epistemológicas, científicas e ambientalmente correta aos futuros profissionais a fim de contribuir para um desenvolvimento mais sustentável de nossa sociedade. Partindo do exposto a presente pesquisa é resultado de uma investigação acerca da dimensão ambiental de um determinado grupo de docentes da Universidade Federal de Santa Maria. Com a realização da pesquisa junto aos Professores Universitários, por intermédio de entrevistas, ficou claro que muito há que se trabalhar para que ocorra um engajamento maior em relação às questões ambientais, no sentido de valorizar a educação ambiental como uma parte integrante e indispensável no processo de formação dos profissionais de todas as áreas do saber. Como também, desmistificar a idéia de que cabe exclusivamente aos especialistas em educação ambiental a tarefa de tratar os temas relacionados ao meio ambiente, reforçando a necessidade do aspecto interdisciplinar e transdisciplinar no ensino.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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