Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Mara Regina Nieckel da
dc.creatorCargnin, Edileine Scapin
dc.date.accessioned2016-03-16T16:46:41Z
dc.date.available2016-03-16T16:46:41Z
dc.date.issued2008
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1344
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThe present work has for objective to understand as the child with pointers of high abilities/superendowment reacts to the pedagogical work that uses games and tricks. The work was carried out in a federal school, the city of Santa Maria - RS, involving seventeen students, one of them with pointers of high abilities/superendowment and the teacher of the group. The research was qualitative and the procedure of collection of data was the comment that occurred in two contexts: in classroom and the recreation. From this study, it was possible to perceive the importance of the pedagogical work permeated by playful activities. The child with pointers of high abilities/superendowment, through the playful one, rescued the interest for the learning and the relation with other students. It is standed out, in the use of this resource, they need to be respected the age of the pupil and his/her level of development. Thus, the study reaffirms the importance of the playful as a pleasant form of learning and one of the resources that the professor must use in classroom to stimulate the child to always learn more and with more satisfaction.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.titleA atividade lúdica na aprendizagem da criança com altas habilidades/superdotaçãopor
dc.title.alternativeThe playful activity in the learning of the child with high abilities/superendowmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial: Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo compreender como a criança com indicadores de altas habilidades/superdotação reage ao trabalho pedagógico que utiliza jogos e brincadeiras. O trabalho foi realizado numa escola federal, no município de Santa Maria – RS, envolvendo dezessete alunos, um deles com indicadores de altas habilidades/superdotação e a professora da turma. A pesquisa foi qualitativa e o procedimento de coleta de dados foi a observação, que ocorreu em dois contextos: em sala de aula e no recreio. A partir deste estudo, foi possível perceber a importância do trabalho pedagógico permeado por atividades lúdicas. A criança com indicadores de altas habilidades/superdotação, através do lúdico, resgatou o interesse pela aprendizagem e a relação aos demais alunos. Ressalta-se que, no uso deste recurso, precisam ser respeitados a faixa etária do aluno e seu nível de desenvolvimento. Assim, o estudo reafirma a importância do lúdico como uma forma prazerosa da aprendizagem e um dos recursos que o professor deve utilizar em sala de aula para estimular a criança a aprender sempre mais e com mais satisfação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples