dc.contributor.advisor | Costa, Mara Regina Nieckel da | |
dc.creator | Cargnin, Edileine Scapin | |
dc.date.accessioned | 2016-03-16T16:46:41Z | |
dc.date.available | 2016-03-16T16:46:41Z | |
dc.date.issued | 2008 | |
dc.date.submitted | 2008 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1344 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008. | por |
dc.description.abstract | The present work has for objective to understand as the child with pointers of high
abilities/superendowment reacts to the pedagogical work that uses games and tricks.
The work was carried out in a federal school, the city of Santa Maria - RS, involving
seventeen students, one of them with pointers of high abilities/superendowment and the
teacher of the group. The research was qualitative and the procedure of collection of
data was the comment that occurred in two contexts: in classroom and the recreation.
From this study, it was possible to perceive the importance of the pedagogical work
permeated by playful activities. The child with pointers of high abilities/superendowment,
through the playful one, rescued the interest for the learning and the relation with other
students. It is standed out, in the use of this resource, they need to be respected the age
of the pupil and his/her level of development. Thus, the study reaffirms the importance of
the playful as a pleasant form of learning and one of the resources that the professor
must use in classroom to stimulate the child to always learn more and with more
satisfaction. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Ludicidade | por |
dc.subject | Altas habilidades | por |
dc.subject | Superdotação | por |
dc.title | A atividade lúdica na aprendizagem da criança com altas habilidades/superdotação | por |
dc.title.alternative | The playful activity in the learning of the child with high abilities/superendowment | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo compreender como a criança com indicadores de
altas habilidades/superdotação reage ao trabalho pedagógico que utiliza jogos e
brincadeiras. O trabalho foi realizado numa escola federal, no município de Santa
Maria – RS, envolvendo dezessete alunos, um deles com indicadores de altas
habilidades/superdotação e a professora da turma. A pesquisa foi qualitativa e o
procedimento de coleta de dados foi a observação, que ocorreu em dois contextos: em
sala de aula e no recreio. A partir deste estudo, foi possível perceber a importância do
trabalho pedagógico permeado por atividades lúdicas. A criança com indicadores de
altas habilidades/superdotação, através do lúdico, resgatou o interesse pela
aprendizagem e a relação aos demais alunos. Ressalta-se que, no uso deste recurso,
precisam ser respeitados a faixa etária do aluno e seu nível de desenvolvimento. Assim, o estudo reafirma a importância do lúdico como uma forma prazerosa da aprendizagem e um dos recursos que o professor deve utilizar em sala de aula para estimular a criança a aprender sempre mais e com mais satisfação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |