Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorCoqui, Alexandre Dijan
dc.date.accessioned2016-03-17T14:02:24Z
dc.date.available2016-03-17T14:02:24Z
dc.date.issued2009-12-15
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1352
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study started from the need to reflect on the construction of the politicalpedagogic project in the Democratic size. Aimed to understand and identify the main difficulties in the construction of the PPP, the involvement of the subjects involved in this process and the process of selection of participants to be responsible for developing the PPP, noting the school's organizational structure and practice of democratic management. Was used the theoretical framework for justification of research and construction of the stages of data collection, quantitative and qualitative, in order to structure the reality experienced in the school and its practices as democratic management and participatory planning. Were interviewed at first twenty-five people to define the specific interviews, and selected from the twenty-five respondents, only five professionals in education with a minimum of science on the meaning of the theme, these directly involved in the construction of the PPP. It was identified that the professionals have little knowledge about the meaning of democratic management and political-pedagogical projects. They point to the importance of democratic management in the construction of the PPP of the school, the responsibility of those involved and the inclusion of this construction company.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEnvolvimentopor
dc.titleA construção do projeto político-pedagógico na dimensão democráticapor
dc.title.alternativeA construction project in political pedagogical dimension-democraticeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste estudo partiu da necessidade de refletir sobre a construção do projeto político-pedagógico na dimensão democrática. Teve como objetivo conhecer e identificar as principais dificuldades na construção do PPP, na participação dos sujeitos envolvidos nesse processo, bem como o processo de seleção dos participantes que serão responsáveis pela elaboração do PPP, observando a estrutura organizacional da escola e a prática da gestão democrática. Adotou-se o referencial teórico para fundamentação do trabalho de pesquisa e para construção das etapas de coleta de dados, quantitativas e qualitativas, a fim de estruturar a realidade vivenciada na escola e nas suas práticas, enquanto gestão democrática e planejamento participativo. Foram entrevistados a princípio vinte e cinco pessoas, para delimitar as entrevistas específicas, sendo selecionados entre os vinte e cinco entrevistados, apenas cinco profissionais de educação com um mínimo de ciência sobre o significado do tema, esses envolvidos diretamente no processo de construção do PPP. Identificou-se que os profissionais possuem pouco conhecimento sobre o significado de Gestão Democrática e Projeto Político- Pedagógico. Apontamos para a importância da Gestão Democrática na construção do PPP da escola, a responsabilidade dos envolvidos e a inclusão da sociedade nessa construção.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples