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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorCabral, Arlete Moura de Oliveira
dc.date.accessioned2016-03-17T15:19:53Z
dc.date.available2016-03-17T15:19:53Z
dc.date.issued2009-12-12
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1354
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThe Participatory planning should be made as a democratic process in the development of learning in the school community, where all the action must be in harmony, based and consistent with the proposal of the educational institution. The problem raised questions as Participatory Planning may emphasize the pedagogical practice of democratic action and involved in the school community. It is believed that this vision of a work plan of action emphasizes critical-reflexive, with clear definitions and lines that guide the difficulties encountered in the school. The research aims at proposing a study on the Participative Planning in the Community School, seeking this rule action as a democratic process and processor. Accordingly the methodology was characterized by ethnographic research and literature, qualitative in nature, seeking, through semistructured questionnaire and interviews, a better interpretation of the observed data. Were interviewed members of the Municipal System of Education Maracanaú.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento participativopor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectTransformaçãopor
dc.titleGestão democrática, uma prática que demanda o planejamento participativopor
dc.title.alternativeDemocratic management, a practice that demanda the participatory planningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO Planejamento Participativo deve ser assumido como um processo democrático no desenvolvimento da aprendizagem na comunidade escolar, onde toda a ação deve estar em harmonia, alicerçada e coerente com a proposta pedagógica da instituição. O problema levantado questiona como o Planejamento Participativo poderá enfatizar a prática pedagógica e a ação democrática dos envolvidos na comunidade da Escola. Acredita-se que essa visão de planejamento enfatiza um trabalho de ação críticoreflexiva, com definições claras e linhas que norteiam as dificuldades encontradas no contexto da escola. A pesquisa tem como objetivo, propor um estudo sobre o Planejamento Participativo na Comunidade Escolar, buscando compreender esta ação como um processo democrático e transformador. A metodologia utilizada foi caracterizada pela pesquisa etnográfica e bibliográfica, de caráter qualitativo, buscando, através de questionário semi-estruturado e entrevistas, uma melhor interpretação dos dados observados. Foram entrevistados membros do Sistema Municipal de Educação de Maracanaú.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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