dc.contributor.advisor | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.creator | Camargo, Deise Teresinha de | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T15:27:56Z | |
dc.date.available | 2016-03-17T15:27:56Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1355 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Trought this surch propose investigate the importancy of the educational
management the because of the school indiscipline to from of the absence family in
the school context. The methodology used it was the surch bibliography that to show
that is fundamental the participate of the family in the school for the discipline at to
better use to part of the students seeking front of this alternatives to aproximate the
parents of the school trought of the project and partnerships the family always the
first social groups organizate when in the course of the history came it development .
Before of the there schools the families in the tentative af the offer a good
educational sending your sons to house of the people strangrs to learnning the office
understanding of this form them will be good education. Many injustice occur in this
epoch . From the XV century the education pass to be offered for schools. It know of
the social reality of the families today taking that left since many early yours sons to
care of others and the school understand necessary the assiduous participations of
the parents.In the family an space organizate of the life and relation about
invididuals that take as base the work the production of beloging and knows that
shape values norms rules and laws .the factor that us concern when know that
majority of the parents don't have more integral available for education of the act
educate the unic alternative that rested it is a reflect in school the left of the limits whit
form reactive of the "abandonment " the scholl for your time need look for solutions
to aproximate the parents of the school context forming a partnership in the tentative
of the solve problems and facilite the work. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Relações | por |
dc.title | Gestão educacional: relações e correlações necessárias | por |
dc.title.alternative | Educational management relations necessary | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Tio Hugo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Através desta pesquisa, propôs-se investigar a importância das relações e
correlações entre a comunidade e a gestão educacional, o porquê da indisciplina
escolar a partir da ausência familiar e alternativas de aproximar a família no contexto
escolar. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, a qual aponta ser
fundamental a participação da família na escola para um melhor aproveitamento por
parte dos alunos. A família sempre foi o primeiro grupo social organizado e, no
decorrer da história, veio se desenvolvendo. Antes de existir escolas, as famílias, na
tentativa de oferecer uma boa educação, mandavam seus filhos para a casa de
pessoas estranhas para aprenderem um ofício, entendendo que dessa forma seus
filhos seriam bem educados. Muitas injustiças ocorreram nesta época. A partir do
século XV, a educação passou a ser oferecida por escolas. Sabendo-se da realidade
social das famílias hoje, que precisam deixar desde muito cedo seus filhos aos
cuidados de outros e da escola, entende-se necessário a assídua participação dos
pais. É na família, espaço organizado de vida e relações entre os indivíduos, que se
toma como base o trabalho, a produção de bens e conhecimentos, os quais se
configuram valores, normas, regras, leis. Fator que preocupa quando se sabe que a
maioria dos pais não tem mais esse tempo integral disponível para educação de
seus filhos e que é repassado a escola o ato de educar, a única alternativa que lhes
restou. Com isso, passa a refletir na escola a falta de limites como forma reativa do
“abandono”. A escola, por sua vez, precisa buscar soluções para aproximar os pais
do contexto escolar, formando uma parceria na tentativa de solucionar problemas e
facilitar o trabalho. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |