dc.contributor.advisor | Guterres, Clovis Renan Jacques | |
dc.creator | Brum, Juliane Machado | |
dc.date.accessioned | 2018-07-10T14:53:18Z | |
dc.date.available | 2018-07-10T14:53:18Z | |
dc.date.issued | 2010-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13727 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Education is an institution that aims to promote education and to provide a more efficient
education perfected new teaching techniques consisting of an innovative practice. The play
shown through the playfulness contributes to the development of the students? This study
aimed to examine the relationship of play as a facilitator of learning in the classroom in which
this dynamic teaching tool that ensures effective results in education, though it requires
extreme care in planning and implementation of activities elaborated. We understand that the
study on this subject can lead teachers to create different situations to promote the teachinglearning
process allowing students to get involved in everything that is performing
significantly. From there, the teacher can develop activities that are fun and, above all teach
students to discern ethical and moral values, making people aware of their duties and
responsibilities, and provide situations in which there is a greater interaction between students
and teacher a different class and creative without becoming routine, so we tried to do a survey
and through the same apply it in a school to verify that they used as a source of education in
the classroom are significant stimulators for the development of students. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Lúdico | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Recreational | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | O lúdico no processo de ensino aprendizagem como recurso pedagógico | por |
dc.title.alternative | The playful in teaching learning process as educational resource | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A educação é uma instituição que tem por finalidade promover a educação e para obter um
ensino mais eficiente aperfeiçoou novas técnicas didáticas consistindo numa prática
inovadora. A brincadeira mostrada através da ludicidade contribui para o desenvolvimento do
educando? O presente estudo teve como objetivo analisar a relação do lúdico como facilitador
da aprendizagem na sala de aula no qual este recurso didático dinâmico que garante resultados
eficazes na educação, apesar de exigir extremo planejamento e cuidado na execução da
atividade elaborada. Entendemos que o estudo sobre esse tema pode levar o professor a criar
diferentes situações para promover o processo ensino-aprendizagem permitindo que o aluno
se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Através dele o educador pode
desenvolver atividades que sejam divertidas e que, sobretudo ensine os alunos a discernir
valores éticos e morais, formando cidadãos conscientes dos seus deveres e de suas
responsabilidades, além de propiciar situações em que haja uma interação maior entre os
alunos e o professor numa aula diferente e criativa, sem se tornar rotineira, desta forma
procurou-se realizar uma pesquisa e através da mesma aplicá-la em uma escola para verificar
se os mesmos utilizados como fonte de ensino em sala de aula são estimuladores
significativos para o desenvolvimento dos alunos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |