Marketing eletrônico: análise dos websites dos arquivos públicos estaduais da região sudeste do Brasil
Resumo
Essa pesquisa teve como objetivo principal a análise dos websites dos arquivos
públicos estaduais da Região Sudeste do Brasil, bem como as formas de divulgação
de seus produtos e serviços através de ações de marketing arquivístico. Foram
selecionados os arquivos dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de
Janeiro e São Paulo devido ao elevado índice de desenvolvimento das tecnologias
da informação e comunicação (TIC’s) nessas capitais. Órgãos públicos, como as
instituições arquivísticas selecionadas para essa pesquisa, tem o compromisso
social de divulgar e disseminar as informações retidas em seus acervos. Esse
trabalho privilegiou a disseminação da informação realizada através dos websites
dos arquivos selecionados. A metodologia empregada configura-se numa
investigação exploratória e descritiva de caráter qualitativo realizada através de
pesquisa documental e bibliográfica para a construção do referencial teórico. O
instrumento de coleta de dados utilizado foi um formulário com base nas Diretrizes
gerais para a construção de websites de instituições arquivísticas do Conselho
Nacional de Arquivo (CONARQ). Além disso, analisou-se a presença das funções
desempenhadas por websites propostas por Amaral e Guimarães (2008)
denominadas informacional, promocional, instrucional, referencial, de pesquisa e de
comunicação. A pesquisa teve resultados limitados, visto que os websites
analisados não atendem a totalidade das recomendações do CONARQ, bem como,
as funções citadas acima. Entretanto, é possível enriquecer o conteúdo desse tipo
de website, atendendo o restante dessas recomendações e funções, além de fazer
uso da variedade de ferramentas disponíveis na internet, como por exemplo, as
redes sociais.
Coleções
- Gestão em Arquivos - EaD [245]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: