dc.contributor.advisor | Trevisan, Tatiana Valéria | |
dc.creator | Enderle, Natália Trombetta | |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T12:33:36Z | |
dc.date.available | 2018-07-13T12:33:36Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13774 | |
dc.description | Monografia (especializacao) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD , RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | This monographic study entitled “Education Management: A Leadership Position at
School” is a bibliographical research in the context of knowledge production. The
work aimed at discussing the importance of an education management delineated by
the leadership position in the administrative and educational actions. Firstly, one
briefly analyzed the historical evolution of the educational management and its
implication nowadays. Following that, one started from the leadership models of
great leaders as Welch, Hunter, Farber and Bernardinho, and tried to define the role
of leadership in an institution. At last, tracing some features of the leader managers
and relating the benefits of the leadership in the educational action, one can realize
that schools which have leader managers and provide the formation of new leaders,
are more easily able to reach the proposed goals, once they have a fundamental
role for the good course of educational activities, providing a proper environment to
learning and to personal and professional growth of those involved in the teachinglearning
process. Through basic actions as: serving, loving, respecting, influencing
and working hard, the leader manager is able to be closer to each student’s reality
and also to the community where he/she is living, establishing bonds with the local
society and thus conquering their respect and admiration. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Leadership | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | School management | eng |
dc.title | Gestão educacional: uma postura de liderança na escola | por |
dc.title.alternative | Educational management: a leadership position at school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo monográfico intitulado “Gestão Educacional: Uma Postura de Liderança
na Escola” trata-se de pesquisa bibliográfica no contexto da produção do
conhecimento, especificamente da Gestão Educacional. O trabalho objetivou discutir
a importância de uma gestão educacional, delineada pela postura de liderança nas
ações administrativas e educacionais da escola. Primeiro, analisando brevemente a
evolução histórica da gestão educacional e sua implicação nos dias atuais. A seguir,
partindo de modelos de liderança criados por grandes líderes como Welch, Hunter,
Farber e Bernardinho, buscou-se definir o papel do líder dentro de uma instituição.
E, por fim traçando algumas características dos gestores líderes e relacionando os
benefícios da liderança na ação educacional. Assim, pode constatar-se que escolas
que possuem gestores líderes, e que proporcionam a formação de novos líderes,
conseguem mais facilmente atingir os objetivos propostos, uma vez que estes têm
papel fundamental para o bom andamento das atividades educacionais,
proporcionando ambiente propício à aprendizagem e ao crescimento pessoal e
profissional das pessoas envolvidas no processo ensino-aprendizagem. Através de
ações básicas como: servir, amar, respeitar, influenciar e lutar, o gestor líder
consegue estar mais próximo da realidade de cada aluno e da comunidade onde
está inserido, estabelecendo vínculos com a sociedade e conquistando, assim, o seu
respeito e admiração. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |