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dc.contributor.advisorOesterreich, Frankiele
dc.creatorEisenhardt, Simone Spall
dc.date.accessioned2018-07-13T14:55:13Z
dc.date.available2018-07-13T14:55:13Z
dc.date.issued2011-09-12
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13779
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis article aims to present strategies that allow a student with Cerebral Palsy (CP) through the Assistive Technology (AT) to enhance learning in the school context. The child attends a local school for Junior Education Municipal School (E.M.E.I.) in the city of Santa Cruz do Sul / RS, so it was necessary to seek for a learning environment that would provide intervention situations and stimuli with the environment. In this sense, from pedagogical actions at school, it was inserted the GCompris free program as a way to promote learning and digital inclusion of this student. The child with cerebral palsy, in majority, presents neuromotor difficulties to access the resources available, so it is clear that the student learned how to use the program in a pleasurable way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologia assistivapor
dc.subjectAtendimento educacional especializadopor
dc.subjectParalisia cerebralpor
dc.subjectPrograma Gcomprispor
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectSpecialized educational serviceseng
dc.subjectCerebral palsyeng
dc.subjectGCompris programeng
dc.titleTecnologia assistiva : um recurso potencializador no desenvolvimento de uma aluna com paralisia cerebral na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo apresentar estratégias que possibilitem potencializar a aprendizagem de uma aluna com Paralisia Cerebral (PC) por intermédio da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. A criança frequenta uma Escola Municipal de Educação Infantil (E.M.E.I.) da cidade de Santa Cruz do Sul/RS, portanto foi necessário buscar um ambiente de aprendizagem que proporcionasse situações de intervenção e estímulos com o meio. Nesse sentido, a partir de ações pedagógicas na escola, foi inserido o programa livre Gcompris, como uma forma de promover a aprendizagem e a inclusão digital dessa aluna. A criança com Paralisia Cerebral, na sua maioria, apresenta dificuldades neuromotoras para acessar os recursos disponíveis, assim percebese que a aluna aprendeu a usar o programa de uma forma prazerosa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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