dc.contributor.advisor | Oesterreich, Frankiele | |
dc.creator | Eisenhardt, Simone Spall | |
dc.date.accessioned | 2018-07-13T14:55:13Z | |
dc.date.available | 2018-07-13T14:55:13Z | |
dc.date.issued | 2011-09-12 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13779 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article aims to present strategies that allow a student with Cerebral Palsy
(CP) through the Assistive Technology (AT) to enhance learning in the school
context. The child attends a local school for Junior Education Municipal School
(E.M.E.I.) in the city of Santa Cruz do Sul / RS, so it was necessary to seek for a
learning environment that would provide intervention situations and stimuli with
the environment. In this sense, from pedagogical actions at school, it was
inserted the GCompris free program as a way to promote learning and digital
inclusion of this student. The child with cerebral palsy, in majority, presents
neuromotor difficulties to access the resources available, so it is clear that the
student learned how to use the program in a pleasurable way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Tecnologia assistiva | por |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | por |
dc.subject | Paralisia cerebral | por |
dc.subject | Programa Gcompris | por |
dc.subject | Assistive technology | eng |
dc.subject | Specialized educational services | eng |
dc.subject | Cerebral palsy | eng |
dc.subject | GCompris program | eng |
dc.title | Tecnologia assistiva : um recurso potencializador no desenvolvimento de uma aluna com paralisia cerebral na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo tem por objetivo apresentar estratégias que possibilitem
potencializar a aprendizagem de uma aluna com Paralisia Cerebral (PC) por
intermédio da Tecnologia Assistiva (TA) no contexto escolar. A criança frequenta
uma Escola Municipal de Educação Infantil (E.M.E.I.) da cidade de Santa Cruz
do Sul/RS, portanto foi necessário buscar um ambiente de aprendizagem que
proporcionasse situações de intervenção e estímulos com o meio. Nesse
sentido, a partir de ações pedagógicas na escola, foi inserido o programa livre
Gcompris, como uma forma de promover a aprendizagem e a inclusão digital
dessa aluna. A criança com Paralisia Cerebral, na sua maioria, apresenta
dificuldades neuromotoras para acessar os recursos disponíveis, assim percebese
que a aluna aprendeu a usar o programa de uma forma prazerosa. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |