Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTonin, Cléia Margarete Macedo da Costa
dc.creatorCunha, Rebeca Moreira Dantas
dc.date.accessioned2018-07-17T15:01:23Z
dc.date.available2018-07-17T15:01:23Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13815
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis paper is an analysis proposal about pedagogical practices adopted by the School Management to involve the community with the school. This is the objective of this analysis. This qualitative research uses a case study and involved a School Management of Esteio city. As methodological procedure were interviewed by the School Management, as well as observations of classroom practices that involved the community with the school. The reflections has confirmed the importance of parents working in partnership with the school and could point out some practices that were relevant will this closer relationship. The role of parents feeling responsible for education is crucial to a quality education. In line with this thinking is that the School Management seeks to act in a democratic manner, enhancing the performance of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectComunidade escolarpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectCommunity schooleng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.titlePráticas adotadas pela gestão para envolver a comunidade escolarpor
dc.title.alternativePractices adopted by management to involve the community schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapucaia do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa objetivou apontar práticas pedagógicas adotadas pela Gestão Escolar para envolver a comunidade junto à escola. Para isso, desenvolvi uma pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, na qual participou a Gestão Escolar de uma escola Municipal de Esteio. Como procedimento metodológico foi realizada entrevista junto à Gestão Escolar da escola, bem como observações em sala de aula de práticas que intencionaram envolver a comunidade à junto à escola. As reflexões realizadas permitiram ressaltar tamanha importância dos pais atuando em parceria com a escola e a partir da pesquisa foi possível apontar algumas práticas que foram relevantes á esse estreitamento de relação. A atuação dos pais sentindo-se responsáveis pela educação é crucial para uma educação de qualidade. Em consonância com esse pensamento é que a Gestão Escolar busca atuar de forma democrática, valorizando a atuação de todos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto