As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental
Resumo
O corpo humano tem sido objeto de estudos de várias áreas do conhecimento, e especificamente no Ensino de
Ciências esse fato se deve às críticas existentes relacionadas a abordagem dos (as) professores (as). O objetivo
dessa pesquisa foi investigar as concepções de professoras de Ciências do Ensino Fundamental de uma escola
pública de Uruguaiana/RS acerca do corpo humano em suas práticas. Essa pesquisa teve um caráter qualitativo e
para análise dos dados foi utilizada a Análise conteúdo de Bardin e efetivada em duas fases. Na primeira fase
realizamos uma análise nos Livros Didáticos adotados pelas professoras para entender sobre que viés o corpo
humano é apresentado. Na segunda fase a coleta de dados foi através de um questionário semiestruturado
aplicado às professoras para conhecer um pouco sobre suas práticas e concepções sobre o corpo humano e os
limites de sua construção. Os resultados demonstram que os Livros analisados seguem um mesmo padrão,
dividindo e normatizando o corpo humano. O corpo humano é apresentado de maneira fragmentada e
reducionista, as imagens são estereotipadas dificultando o entendimento dos (as) alunos (as). Nos livros existem
espaços para que se possa discutir o corpo além do viés biológico, porém essa abordagem cabe ao professor que
deve ter a sensibilidade de fazer essa observação. Sobre a percepção das professoras foi possível ainda constatar
que as mesmas se apropriam de diversos mecanismos para elaboração de suas aulas, criam e desenvolvem
atividades que não estão especificadas no Projeto Político Pedagógico da escola, mas que por vezes fazem parte
do currículo oculto. Em relação às regras impostas sobre o uso de adornos e acessórios ficou claro que as
mesmas discordam dessas normas. Esse mecanismo imposto tem mais a função de vigiar sob forma de controle,
enquadrando os (as) alunos (as) em determinados grupos, interferindo assim na construção da identidade dos
sujeitos. Para as professoras, seu uso em nada interfere na aprendizagem dos conteúdos e podem ser aliados para
um estudo integrado do corpo humano. Conclui-se assim, a partir desse ensaio que é fundamental o
envolvimento dos (as) professores (as) na escolha dos Livros Didáticos de Ciências, uma vez que eles são um
dos recursos mais utilizados na elaboração de suas aulas. Os livros didáticos, embora padronizados e muitas
vezes não contemplando a regionalidade são fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. Ademais, eles
trazem na íntegra todos os conteúdos que devem ser trabalhados em cada ano letivo, o que modifica é abordagem
de seus temas, que depende especificamente de cada professor. A respeito das percepções das professoras sobre
o corpo humano ficou claro que as mesmas realizam uma abordagem do corpo pelo viés biossocial, embora não
saibam especificar o que seria esse corpo. Essa abordagem descreve o modo como as professoras se veem como
pessoas dotadas de um corpo que engloba vários aspectos. Nesse sentido, propomos uma revisão nas normas
escolares no que tange ao corpo humano em seu ambiente. Mudanças que sejam proveitosas no processo de
ensino aprendizagem do corpo humano e a elaboração de cursos de formação continuada para colaborar nesse
processo. Que o corpo humano seja estudado também de forma transversal e coletiva, indo além dos
conhecimentos sistematizados, sendo abordado de maneira integradora na escola.
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