dc.contributor.advisor | Pinheiro, Damaris Kirsch | |
dc.creator | Costa, Evanise dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-03-31T15:52:29Z | |
dc.date.available | 2016-03-31T15:52:29Z | |
dc.date.issued | 2011-12-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1412 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The use of natural resources by man has caused intense degradation of the environment and
therefore society’s concern about environmental problems, so changing habits is something
necessary. In this context, environmental education helps to make these changes possible.
More than ever, new technologies are getting space in our homes, offices, and schools. In this
sense, seeking to use these technologies as a teaching resource, this paper had the main goal
of getting students into contact with Google Earth satellite’s images in order to help them to
understand environmental problems related to Vacacaí-mirim hydrographic sub-basin.
Environmental education as education in a general sense needs to dynamic, because of that,
thinking about innovative teaching methodologies as well as innovative educational materials
are essential. This research was based on the inductive method with an applied nature. The
project was developed in the state school Professora Margarida Lopes (in Santa Maria city,
Brazil), where a questionnaire was applied to a group of teenagers and adults students in order
to have a preliminary assessment what would be covered by the research. Later on, an
informal conversation about environmental issues with emphasis on Vacacaí-mirim sub-basin
was conducted by the researcher. After that, the students were taken to the laboratory where a
work on how to use satellite images was carried out. The results of this laboratory work were
evaluated by a final questionnaire. Some of these results are presented and discussed in this
paper. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Imagens de satélites | por |
dc.subject | Vacacaí-Mirim | por |
dc.title | Imagens de satélites no auxílio da educação ambiental: o estudo da sub-bacia do Rio Vacacaí-Mirim com alunos da Escola Estadual Professora Margarida Lopes | por |
dc.title.alternative | The aid of satellite images in environmental education: the study of river Vacacaí Mirim sub-basin with students of State School Professora Margarida Lopes | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A utilização dos recursos naturais de maneira intensa pelo homem causou a
degradação do meio e conseqüentemente a preocupação da sociedade como um todo com os
problemas ambientais, desta forma, surge a necessidade de mudanças de hábitos. Assim, a
educação ambiental surge para auxiliar nesta mudança de hábito. As novas tecnologias
ganham cada dia mais espaço nos lares, empresas e escolas, neste sentido, buscando utilizar
estas tecnologias como um recurso didático rico em informações, esta monografia tem o
objetivo principal de inserir imagens de satélites através da ferramenta atual Google Earth na
Escola para a compreensão de problemas ambientais da sub-bacia do Vacacaí-Mirim. A
educação ambiental, assim como a educação em geral, necessita ser dinâmica, inovadora, para
isso, pensar metodologias inovadoras, bem como materiais didáticos inovadores, é
fundamental. Esta pesquisa foi baseada no método indutivo, ou seja, uma pesquisa de
natureza aplicada. Para tanto, foi aplicado um projeto na Escola Estadual Professora
Margarida Lopes, em que foi desenvolvido um questionário com os alunos para uma
avaliação prévia do que seria abordado na pesquisa, realizando uma conversa sobre temas
ambientais com ênfase na sub-bacia Vacacaí-Mirim, após esta etapa, os alunos foram levados
ao laboratório onde foram realizados os trabalhos com imagens de satélite. Posteriormente à
realização deste trabalho em laboratório, foi aplicado o segundo questionário para avaliar a
pesquisa. Assim, ao final da pesquisa, observou-se que as imagens de satélites auxiliaram na
aprendizagem dos alunos que, de maneira geral, conseguiram compreender vários temas
ambientais relacionados à sub-bacia do vacacaí-Mirim através das imagens de satélites
disponíveis no programa atual Google Earth. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |