Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Marta Cocco da
dc.creatorCopatti, Mônica
dc.date.accessioned2016-04-01T13:41:33Z
dc.date.available2016-04-01T13:41:33Z
dc.date.issued2011-07-01
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1420
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul, Curso de Especialização em Gestão de Organização Pública em Saúde, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe permanent health education was adopted in order to change the public network into a teaching and learning network during this study. This work presents some reflections about the educational process in health showing some challenges and possibilities of this device in health services. Therefore, to achieve this it was made a revision in the references related to the topic. The information found show that among them there are many challenges to overcome the traditional education model; allowing the care with the user needs and the user context beyond the professionals’ sensitization to the insertion of this device in the health service; and one of these great possibilities is to implement an action-reflection-action process in the workplace mainly creating centers of permanent health education. However, it is evident that educational practices should involve – teaching, health management, attention practice, and social control – to be actually effective and suitable to the proposals of the National Politics in the Permanent Health Education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectPossibilidadespor
dc.subjectDesafiospor
dc.subjectSUS (Sistema Único de Saúde)por
dc.titleEducação permanente em saúde: tecendo reflexões acerca das possibilidades e dos desafios nos serviços de saúdepor
dc.title.alternativeStanding in health education: weaving reflections about the possibilities and the challenges in health serviceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão de Organização Pública em Saúde, EaDpor
dc.description.resumoA Educação Permanente em Saúde foi adotada com a finalidade de tornar a rede pública uma rede de ensino-aprendizagem no exercício do trabalho. O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre esse processo educativo em saúde, apresentando alguns desafios e possibilidades desse dispositivo nos serviços de saúde. Realizou-se, para tanto, uma revisão de referenciais relacionados à temática. Os dados mostram que há muitos desafios entre eles o de superar o modelo de educação tradicional; permitir a problematização do cuidado a partir das necessidades e do contexto dos usuários; além da sensibilização dos profissionais para a inserção desse dispositivo no cenário da saúde; e uma das suas grandes possibilidades é poder instituir um processo de ação-reflexão-ação no ambiente de trabalho principalmente pela criação de pólos de educação permanente. No entanto, evidencia-se que as práticas educativas precisam envolver – ensino, gestão setorial, práticas de atenção, controle social - para que sejam de fato efetivas e condizentes com as propostas da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sulpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples