Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLibrelotto, Giovani Rubert
dc.creatorCardoso, Neida Menezes Silveira
dc.date.accessioned2016-04-01T14:32:34Z
dc.date.available2016-04-01T14:32:34Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1422
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe theme of this research aims to develop a focused discussion Infantile Education Schools professionals and first grades of Fundamental Education, on the present moment characterized by media sources as well as the relationship between the child and the technological environment, based on studies of Maria thinker Montessori. It is possible to identify the characteristics of the thinking of educator Maria Montessori, to characterize the specifics of your method as valid for contemporary education and present the proposal to create a technology workshop for children's learning. The research approach uses the literature on the Italian thinker and quantitative research with families and educators through questionnaires. The result defines a profile picture of children in Infantile Education and first grades of Fundamental Education and there is viability of creating a technological environment consisting of objects for building multimedia. The research found a logic in which the respondents, parents and teachers, they conclude that you can not dismiss the use of technology in school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMaria Montessoripor
dc.subjectConstrução de multimídiaspor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectSéries iniciaispor
dc.titleO método Montessori e a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Cruz Alta, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoO tema desta pesquisa tem por objetivo desenvolver uma reflexão voltada aos profissionais da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, sobre o momento atual caracterizado pelas fontes midiáticas, bem como as relações entre a criança e o meio tecnológico, com base nos estudos da pensadora Maria Montessori. É possível identificar as características do pensamento da educadora Maria Montessori, caracterizar as especificidades do seu método como válidas para a educação contemporânea e apresentar a proposta de criação da oficina tecnológica de aprendizagem infantil. A pesquisa se utiliza da abordagem bibliográfica sobre a pensadora italiana e pesquisa quantitativa com as famílias e com os educadores através de questionários. O resultado define um panorama do perfil de crianças da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental e verifica-se a viabilidade de criação de um ambiente constituído de objetos tecnológicos para a construção de multimídia. A pesquisa evidenciou uma lógica em que os entrevistados, pais e professores, concluem que não é possível desprezar o uso da tecnologia na escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples