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dc.contributor.advisorDal Forno, Gedson Mario Borges
dc.creatorCosta, Lucimara Miranda da
dc.date.accessioned2016-04-01T14:57:16Z
dc.date.available2016-04-01T14:57:16Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1425
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização de Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractBy the last years there has been an increasing expectation of the use of new technologies in schools. However, there are still many doubts about this very important issue for current society. Thus, this article aims to do a little analysis about digital inclusion in schools, advocated by theorists and politicians, and also about what schools really can offer. Among the theorists who advocate the use of different media in order to develop classes, Oscar Fontanini José de Carvalho and Maria Elisa Quartiero are notorious. They were useful, among others, as bibliographic referencial for this work, as well as the National Curriculum Guidelines, NCGs (1998), which encourage teachers to use new media in order to prepare classes, but not excessively. By studying the theoretical issues, labs from six schools were used in order to sustain the practical side. They were from state schools in Santa Maria municipality. By doing that, it was possible to establish that practice is far from theoretical issues, considering that the situation is even worse in schools located in the municipality countryside. There are also a lack of (maintained) equipment’s and appropriate setups, inadequate infrastructure, and qualified professionals. These facts are even more aggravated in schools located within the municipality. Thus, this paper argues that digital inclusion in schools is not a reality for everybody. In addition, without planning and an effective investment in schools, it will take some time to what is advocated in theory, and also in the NCGs, become real in state from Santa Maria municipality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectNovas tecnologiaspor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.titleInclusão digital nas escolas: uma realidade para todos? Um estudo a partir das escolas da rede estadual de ensino no município de Santa Mariapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoNos últimos anos, tem havido um crescente aumento na expectativa de utilização de novas tecnologias nas escolas. Entretanto, ainda existem diversas dúvidas a respeito desse tema tão importante para a sociedade atual, por isso este artigo tem como objetivo fazer uma pequena análise sobre a inclusão digital nas escolas, preconizadas por teóricos e governantes, e o que as escolas realmente podem oferecer. Dentre os teóricos que defendem a utilização de diversas mídias na elaboração de aulas, destaca-se José Oscar Fontanini de Carvalho e Elisa Maria Quartiero, que serviram, entre outros, como referência bibliográfica para esse trabalho, assim como os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (1998), que incentivam aos professores o uso de novas mídias para a preparação de suas aulas, mas sem excessos. Estudada a teoria, para a parte prática, foram utilizados na pesquisa os laboratórios de informática pertencentes a seis escolas, da rede estadual de ensino, no município de Santa Maria. Desta forma, foi possível constatar que a prática está muito distante da teoria, sendo que a situação é mais grave ainda nas escolas situadas no interior do município. Entre os problemas encontrados, número insuficiente de equipamentos, inexistência de manutenção dos mesmos, instalações físicas inadequadas e falta de pessoal capacitado, fatos que se agravam ainda mais nas escolas localizadas no interior do município. Deste modo, o trabalho argumenta que a inclusão digital nas escolas não é uma realidade para todos e, sem um planejamento e um investimento efetivo nas escolas, ainda levará certo tempo para que o preconizado na teoria e nos PCNs se torne realidade nas escolas da rede estadual de ensino, no município de Santa Maria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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