dc.contributor.advisor | Dal Forno, Gedson Mario Borges | |
dc.creator | Costa, Lucimara Miranda da | |
dc.date.accessioned | 2016-04-01T14:57:16Z | |
dc.date.available | 2016-04-01T14:57:16Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1425 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização de Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | By the last years there has been an increasing expectation of the use of new
technologies in schools. However, there are still many doubts about this very
important issue for current society. Thus, this article aims to do a little analysis
about digital inclusion in schools, advocated by theorists and politicians, and also
about what schools really can offer. Among the theorists who advocate the use of
different media in order to develop classes, Oscar Fontanini José de Carvalho and
Maria Elisa Quartiero are notorious. They were useful, among others, as
bibliographic referencial for this work, as well as the National Curriculum
Guidelines, NCGs (1998), which encourage teachers to use new media in order to
prepare classes, but not excessively. By studying the theoretical issues, labs from six
schools were used in order to sustain the practical side. They were from state schools in Santa Maria municipality. By doing that, it was possible to establish that
practice is far from theoretical issues, considering that the situation is even worse in
schools located in the municipality countryside. There are also a lack of
(maintained) equipment’s and appropriate setups, inadequate infrastructure, and
qualified professionals. These facts are even more aggravated in schools located
within the municipality. Thus, this paper argues that digital inclusion in schools is
not a reality for everybody. In addition, without planning and an effective investment
in schools, it will take some time to what is advocated in theory, and also in the
NCGs, become real in state from Santa Maria municipality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Novas tecnologias | por |
dc.subject | Inclusão digital | por |
dc.title | Inclusão digital nas escolas: uma realidade para todos? Um estudo a partir das escolas da rede estadual de ensino no município de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Nos últimos anos, tem havido um crescente aumento na expectativa de utilização de
novas tecnologias nas escolas. Entretanto, ainda existem diversas dúvidas a respeito
desse tema tão importante para a sociedade atual, por isso este artigo tem como
objetivo fazer uma pequena análise sobre a inclusão digital nas escolas,
preconizadas por teóricos e governantes, e o que as escolas realmente podem
oferecer. Dentre os teóricos que defendem a utilização de diversas mídias na
elaboração de aulas, destaca-se José Oscar Fontanini de Carvalho e Elisa Maria
Quartiero, que serviram, entre outros, como referência bibliográfica para esse
trabalho, assim como os próprios Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (1998),
que incentivam aos professores o uso de novas mídias para a preparação de suas
aulas, mas sem excessos. Estudada a teoria, para a parte prática, foram utilizados na
pesquisa os laboratórios de informática pertencentes a seis escolas, da rede estadual
de ensino, no município de Santa Maria. Desta forma, foi possível constatar que a
prática está muito distante da teoria, sendo que a situação é mais grave ainda nas
escolas situadas no interior do município. Entre os problemas encontrados, número
insuficiente de equipamentos, inexistência de manutenção dos mesmos, instalações
físicas inadequadas e falta de pessoal capacitado, fatos que se agravam ainda mais
nas escolas localizadas no interior do município. Deste modo, o trabalho argumenta
que a inclusão digital nas escolas não é uma realidade para todos e, sem um
planejamento e um investimento efetivo nas escolas, ainda levará certo tempo para
que o preconizado na teoria e nos PCNs se torne realidade nas escolas da rede
estadual de ensino, no município de Santa Maria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |