dc.contributor.advisor | Konrath, Mary Lúcia Pedroso | |
dc.creator | Cunha, Marisa Elisabete Williges | |
dc.date.accessioned | 2016-04-06T14:24:20Z | |
dc.date.available | 2016-04-06T14:24:20Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1440 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This article presents possibilities through the use of technological resources of peda-gogical actions that promote the construction of the identity of the students of Early Childhood Education in Salto do Jacuí/RS. It also presents an example of a practice, a brief overview of early childhood education, the group studied, methodology and results. The main objective of this proposal was to produce and use videos to help build the identity of students in the class of 02 years of early childhood education. The methodology employed in this research consisted of a literature review ca-cer of the subject and then a descriptive, case study, mixed model. As an instrument of data collection used a semi-structured questionnaire aimed at teachers of School District Early Childhood Education (E-MEI). As a main conclusion of this research can po-int to the possibility of producing videos with students from kindergarten as a re-source, the methodology for the construction of identity, although the pedagogical actions of the majority of teachers surveyed still unaware of this possibility. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Construção da identidade | por |
dc.subject | Produção de vídeos | por |
dc.title | A produção de vídeos como estratégia pedagógica para a construção da identidade dos alunos na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta possibilidades através do uso de recursos tecnológicos de ações pedagógicas que promovam a construção da identidade dos alunos das escolas de Educação Infantil do município de Salto do Jacuí/RS. Também apresenta o exemplo de uma prática, um breve apanhado da educação infantil no universo pesquisado, metodologia utilizada e resultados. O objetivo principal desta proposta foi produzir e utilizar vídeos para auxiliar na construção da identidade dos alunos da turma de 02 anos da Educação Infantil. A metodologia empregada nesta pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica a cerca do tema e posteriormente uma pesquisa descritiva, estudo de caso, de modelo misto. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário semi-estruturado dirigido aos docentes das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI). Como principal conclusão desta pesquisa é possível a-pontar a possibilidade de produzir vídeos com os alunos da Educação Infantil como um dos recursos metodológicos de construção da identidade, embora as ações peda-gógicas da maioria dos professores pesquisados ainda desconheça tal possibilidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |