Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPrevedello, Clarissa Felkl
dc.creatorRosa, Katiusa Centa da
dc.date.accessioned2018-10-01T12:48:36Z
dc.date.available2018-10-01T12:48:36Z
dc.date.issued2011-10-21
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14430
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractFaced with the expansion of the Information and Communication Technologies and the major changes in this area is necessary for schools and teachers are prepared to properly use these tools. Thus this article aims to research what the contribution of Information and Communication Technologies in the teaching activities of teachers in the early years of municipal schools in Sobradinho RS, which activities are developed in the computer lab and check the level of control which the teacher has computer and internet. The target audience for the study were teachers of the early years of elementary school. The survey information was through a questionnaire administered to teachers and the data analysis was done by means of a qualitative-quantitative approach. It was found in the study, which teachers use technology tools in the preparation and development of their classes, but still need more knowledge about Information and Communication Technologies in order to get more and better these devices. With the results we intend to contribute information to the City Department of Education where it can enhance strategies to improve the use of Information and Communication Technologies in public schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContribuiçãopor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectContributioneng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleA contribuição das TICs no desenvolvimento das atividades docentes nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Sobradinho/RSpor
dc.title.alternativeThe contribution of ICTs in the development of teaching activities in the early years of the elementary schools of the municipal Sobradinho,RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoFrente à expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação e as grandes mudanças nesta área é necessário que escola e professores estejam preparados para a utilização adequada dessas ferramentas. Desse modo o presente artigo tem como objetivo pesquisar qual a contribuição das Tecnologias da Informação e Comunicação nas atividades docentes dos professores dos anos iniciais das escolas municipais de Sobradinho/RS, quais atividades são desenvolvidas no laboratório de informática, bem como verificar o nível de domínio que o professor tem do computador e internet. O público alvo da pesquisa foram os professores dos anos iniciais do ensino fundamental. O levantamento das informações se deu através de um questionário aplicado aos professores e a análise dos dados se fez por meio de uma abordagem qualiquantitativa. Constatou-se com o estudo, que os professores utilizam ferramentas tecnológicas no preparo e desenvolvimento de suas aulas, porém ainda precisam ter maior conhecimento sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação para poder aproveitar mais e melhor estes equipamentos. Com os resultados obtidos pretende-se contribuir com informações para a Secretaria Municipal de Educação onde esta possa aprimorar estratégias para aperfeiçoar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas municipais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto