Gestão educacional na educação de jovens e adultos: um estudo de caso nas escolas públicas da região sul de Palmas - TO
Resumo
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, com o
objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as
pessoas que não possuem idade escolar e não tiveram oportunidade, e por isso
precisam de um olhar diferenciado da sociedade. Neste sentido é importante
repensar a EJA, neste trabalho podemos vê-lo sob o olhar do gestor escolar, de
como este especialista pode estar agindo em uma educação inclusiva. O presente
trabalho objetivou buscar através de uma pesquisa de campo, junto aos gestores,
identificar os problemas, as estratégias e as contribuições que estes por ventura
possam desenvolver para que a Educação para Jovens e Adultos (EJA) cumpra seu
papel social. Com esse trabalho pode-se perceber que diversos são os problemas
apresentados pelos gestores na EJA e que as causas dos problemas encontrados
são concorrentes e não exclusivos, podemos também conseguir visualisar as ações
que estão sendo realizadas pelos gestores a fim de tentar dirimir os problemas da
EJA. Os dados obtidos nesta pesquisa apontam como é importante se valorizar o
gestor escolar, mais especificamente, aqueles trabalham com a EJA. Um dos
principais problemas identificados na pesquisa e que precisa ser atacado de frente é
a evasão escolar, que por muitas vezes é ignorada na EJA por ter se tornado
comum com o passar dos anos.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: