dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Ruppenthal, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2018-10-08T12:59:57Z | |
dc.date.available | 2018-10-08T12:59:57Z | |
dc.date.issued | 2011-09-08 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14483 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The easy of blogs creation has made them popular and widespread on the Internet and also used by schools. In this paper suggest a methodology for analysis of blogging with the objective to verify that the blogs are being used with educational and didactic purposes and by schools and professional education in order to examine how this use. After the construction of the analysis methodology, we examined twenty blogs of state schools of 24ªCRE. From the analysis it was observed that most of the blogs is used as a vehicle for information and not as an environment for knowledge construction. Future work the need for improvements in the methodology and application of samples schools to contribute for the educational use of blogs in schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Blogs | eng |
dc.subject | Metodologia de análise | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Analysis methodology | eng |
dc.title | A utilização dos blogs nos espaços escolares: proposta de metodologia de análise e aplicação | por |
dc.title.alternative | Use of blogs in schools: a proposal of analysis methodology and application | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | A facilidade de criação dos blogs fez com que estes se tornassem populares e difundidos na Internet e também utilizados pelas escolas. Nesse trabalho sugere-se uma metodologia de análise de blogs, com o objetivo de verificar se os blogs vêm sendo utilizados com fins pedagógicos e didáticos pelas escolas e profissionais da educação e também visando analisar a forma desta utilização. Após a construção da metodologia de análise, examinou-se 20 blogs de escolas estaduais da 24ª CRE. A partir da análise observou-se que a maior parte dos blogs é utilizada como veículo de informação e não como um ambiente de construção do conhecimento. Aponta-se como trabalhos futuros a necessidade de realizar melhoramentos nessa metodologia e a aplicação desta com outras amostras de escolas, a fim de contribuir com o uso pedagógico dos blogs pelas escolas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |