Sustentabilidade dos solos: análise das contribuições de uma sequência didática contextualizada em uma escola do campo no município de Tuparendi, RS
Resumo
O presente estudo trata de pesquisa qualitativa, com caráter descritivo e exploratório, a respeito das percepções que alunos das séries finais do ensino fundamental de uma escola do campo têm sobre sustentabilidade dos solos. Através da pesquisa-ação, o experimento foi realizado no município de Tuparendi, estado do Rio Grande do Sul, e analisou se os estudantes conseguem relacionar estes conhecimentos através de práticas cotidianas, visando conceitos de sustentabilidade e agroecologia. Diante destes pressupostos, a pesquisa visou responder à seguinte questão: quais as contribuições de uma sequência didática contextualizada e as percepções de estudantes de ensino fundamental acerca de sustentabilidade dos solos em uma escola do campo? Foram realizadas entrevistas e questionários onde os alunos puderam expor seus conhecimentos prévios sobre o estudo dos solos e suas práticas sustentáveis. Logo após, foram submetidos à saída de campo para reconhecer práticas conservacionistas ou não, dos solos. Nesta visita foram coletadas fotos para posterior trabalho de discussão em sala de aula e produção de material para diferenciação de práticas que promovessem a conservação e preservação do solo. Também realizou-se um dia de campo sobre o manejo sustentável de solo, com a participação da comunidade escolar, a fim de sensibilizá-los da importância da preservação do principal meio de sustento da agricultura familiar. Ao final, os alunos foram novamente submetidos a questionários de avaliação sobre a importância das atividades e sua concepção sobre solos e sustentabilidade, para então comparar às respostas ao primeiro questionário aplicado. Finalizando o processo, verificou-se que os estudantes tiveram uma compreensão real de sustentabilidade dos solos através do estudo do mesmo, com a prática desenvolvida na escola. Também, na Escola do Campo, com a contextualização de práticas cotidianas, a aprendizagem foi favorecida. Da mesma forma, o trabalho confirmou que a sequência didática contextualizada aplicada pelo estudo ofereceu uma visão diferenciada de sustentabilidade, implicando na sensibilização de sujeitos com vistas a transformar sua realidade. É extremamente importante, dessa maneira, que se instigue, dentro das escolas e na educação como um todo nas suas mais diversas modalidades, a refletir sobre práticas que conservem e preservem os elementos naturais, desde as suas particularidades, até o todo maior. A sustentabilidade dos solos, suas práticas corretas de manejo, conservação e preservação são uma pequena fração da sustentabilidade maior, do pensar e cuidar do Planeta Terra. Através da ação de seu principal protagonista, o ser humano, é que deve ocorrer a preservação das diferentes espécies, vivas e não vivas, bem como elementos naturais, considerando aspectos econômicos, sociais, culturais, entre outros, garantindo um modo de vida equânime às presentes e futuras gerações.
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