A participação dos professores na gestão escolar democrática
Resumo
Este trabalho focaliza o estudo da participação dos professores na Gestão Escolar Democrática. Seu objetivo principal é compreender como se efetiva na prática a participação dos professores no processo de democratização da escola. Mais especificamente, buscamos responder o seguinte problema de pesquisa: De que formas se dá a participação dos professores na gestão escolar democrática? Para responder a questão da pesquisa, que permeia a participação dos professores na gestão democrática escolar, foram propostos os seguintes objetivos específicos: Caracterizar de que formas ocorre a participação dos professores em reuniões com a direção da escola; Compreender como se efetiva o processo de democratização da gestão escolar; Analisar a perspectiva do professor na tomada de decisões da escola. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com professores da rede estadual da cidade de Sant´Ana do Livramento, mediante a utilização de questionários. No total, 12 professores atuantes em 03 escolas responderam ao questionário. Pela análise das informações coletadas, podemos afirmar que os professores são participativos e ativos no que diz respeito ao âmbito pedagógico e se sentem mais seguros em opinar nas reuniões. Porém, no que diz respeito à participação deles na tomada de decisões, pudemos verificar que eles não se consideram participantes ativos, seguros e confiantes em opinar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [950]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: