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dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorCarvalho, Jari Santos de
dc.date.accessioned2016-04-07T15:13:30Z
dc.date.available2016-04-07T15:13:30Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1451
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009.por
dc.description.abstractBased in the process of development of the capoeira in the school, that comes in recent years if intensifying, also with you discipline you specify in formation courses, we carry through this bibliographical research, and in accordance with this, will point some possibilities, in the direction of that the capoeira is developed in the school from its emancipations aspects and not as half of reproduction, contributing with respect to the production of the knowledge in capoeira and questioning its function in the pertaining to school context. Teacher and school must advance in search of more strategies and possibilities, working in set, so that the Capoeira is not only one sport more in the institution, and yes one practical cultural corporal, becoming truly excellent one in the formation of the emancipation human being.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectCapoeirapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectPrática culturalpor
dc.titleProblematizando a inserção da capoeira nos processos de ensinopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Física Escolarpor
dc.description.resumoBaseado no processo de desenvolvimento da capoeira na escola, que vem nos últimos anos se intensificando, inclusive com disciplinas especificas em cursos de formação, realizamos esta pesquisa bibliográfica, com a qual apontaremos algumas possibilidades, no sentido de que a capoeira seja desenvolvida na escola a partir de seus aspectos emancipatórios e não como meio de reprodução, contribuindo para a produção do conhecimento em capoeira e problematizando a sua função no contexto escolar. Professor e escola devem avançar em busca de mais estratégias e possibilidades, trabalhando em conjunto, para que a Capoeira não seja apenas um esporte a mais na instituição, e sim uma prática cultural corporal, tornando-se verdadeiramente relevante na formação da emancipação humana.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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