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dc.creatorMoraes, Gilseone Rosa de
dc.date.accessioned2018-10-10T19:35:38Z
dc.date.available2018-10-10T19:35:38Z
dc.date.issued2018-02-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14520
dc.description.abstractAugmented Reality (AR) is characterized by the addition of virtual elements to real-world images, creating a visual perception of interaction between virtual elements and real objects into a visual scene. Augmented Reality applications are developed to present interactive forms of visualization. Research using AR covers the most diverse areas, such as medicine, education, design, industrial maintenance, entertainment, architecture, among others. In order to further popularize applications that use this technological concept, increasingly accessible tools are needed in order to help developers build interactive experiences, using common technology resources such as smartphones or webcams. This dissertation presents the development of a tool for developing Augmented Reality applications for the Unity Game Engine, using as a reference target, the Colored and Recursive Fiducial Marker (CRFM). In the course of this work, the tools functionalities are described, encompassing processes such as Markers Generation, Color Matching, and also markers detections and projection of three-dimensional elements. In addition, it is presented the tools performance in relation to the CRFM markers detection, and how the use of the Color Matching process can aid detection when different types of lighting are applied.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectMarcadores fiduciaispor
dc.subjectUnity Game Enginepor
dc.subjectVisão computacionalpor
dc.subjectProcessamento de imagenspor
dc.subjectAugmented realityeng
dc.subjectFiducial markerseng
dc.subjectUnity Game Engineeng
dc.subjectComputer visioneng
dc.subjectImage processingeng
dc.titleCRFM LIB: uma ferramenta para aplicações com realidade aumentadapor
dc.title.alternativeCRFM LIB: a tool for augmented reality applicationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Realidade Aumentada (RA) caracteriza-se pela adição de elementos virtuais a imagens do mundo real, criando uma percepção visual de interação entre elementos virtuais e objetos reais em uma cena visual. Aplicações de Realidade Aumentada, são desenvolvidas visando apresentar formas interativas de visualização. Pesquisas usando RA, vem abrangendo as mais diversas áreas, como medicina, ensino, design, manutenção industrial, entretenimento, arquitetura, entre outras. Para a popularização ainda maior de aplicações que utilizam deste conceito tecnológico, são necessárias ferramentas cada vez mais acessíveis que auxiliem desenvolvedores a construírem experiências interativas, usando recursos tecnológicos comuns, como smartphones ou webcams. Em particular, esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta para desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada para Unity Game Engine, usando como alvo de referência o Marcador Fiducial Colorido e Recursivo (CRFM). No decorrer do trabalho são descritas as funcionalidades da ferramenta, englobando processos como Geração de Marcadores, Correspondência de Cores e ainda detecção de marcadores com projeção de elementos tridimensionais. Além disso é mostrado o desempenho da ferramenta na detecção dos marcadores CRFM e como a utilização do processo de Correspondência de Cor pode auxiliar na detecção quando diferentes tipos de iluminação são aplicados.por
dc.contributor.advisor1Santos, Osmar Marchi dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3867718775277531por
dc.contributor.referee1Legg, Andrei Piccinini
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9873333807426188por
dc.contributor.referee2Freitas, Edison Pignaton de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2154028088891512por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4690047360941937por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência da Computaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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