Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.creatorRosa, Gelba dos Santos
dc.date.accessioned2018-10-16T13:23:59Z
dc.date.available2018-10-16T13:23:59Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14560
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, , RS, 2012.por
dc.description.abstractThe world society is characterized as a mediatized society, which requires study and understanding of its implications in the middle Educational. This study aims to reflect on the mediation of information as a resource for the construction of knowledge in Elementary Education. It presents an analysis of computer use in the educational process. Looking clarify the possible contribution of the use of this tool in the construction of knowledge. Thus, we have aimed to know and understand the principles that underlie the constructionist educational use of the computer with educational purposes. In this direction, we opted to perform a literature that contributes to a broad study of the topic in question. Therefore we carried out a literature review on the subject, supported the theoretical frameworks proposed by Soares (1999), Valente (1999), Oliveira (2006), Malheiros (2012), Papert (1994) and others. As a result, we highlight the importance of teachers, most digital migrants, are aware of the importance of using the potential of new technologies to characterize the process of teaching and learning. As for the state and the school, is responsible for training teachers for an appropriation adequate and effective these new tools for the benefit of student learning.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectTICs (Tecnologias de Informação e Comunicação)por
dc.subjectEducationeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectInformation and communication technologieseng
dc.titleUm estudo de síntese sobre o uso da informática como ferramenta de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeSummary of a study on the use of information technology as a tool for teaching-learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoA sociedade mundial caracteriza-se como uma sociedade midiatizada, o que exige estudo e entendimento de seus desdobramentos no meio Educacional. Este estudo objetiva refletir, sobre a mediação da informática como recurso para a construção do conhecimento na Educação Fundamental. Para tanto, apresenta uma análise do uso do computador no processo pedagógico. Procura explicitar as possíveis contribuições da utilização dessa ferramenta na construção do conhecimento. Assim, tem–se como objetivo conhecer e compreender os princípios educacionais construcionistas que fundamentam a utilização do computador com finalidades educacionais. Nesta direção, optou–se por realizar uma pesquisa bibliográfica que contribui para uma visão ampla do estudo da temática em questão. Para tanto realizou–se uma revisão bibliográfica acerca da temática, apoiados nos referenciais teóricos propostos por Soares (1999), Valente (1999), Oliveira (2006), Malheiros (2012), Papert (1994) e outros. Como resultado, destaca-se a relevância dos professores, a maioria migrantes digitais, se conscientizem da importância de usar o potencial das novas tecnologias para qualificar o processo de ensino aprendizagem. Quanto ao estado e a escola, cabe a responsabilidade de capacitar os professores para uma apropriação adequada e efetiva dessas novas ferramentas em benefício da aprendizagem do aluno.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto