Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorCosta, Anelise dos Santos da
dc.date.accessioned2016-04-08T14:39:36Z
dc.date.available2016-04-08T14:39:36Z
dc.date.issued2010-10-05
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1457
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2010.por
dc.description.abstractThe present study it has as objective to search ways of as they see being recognized to the public of inclusive education in superior education and articulated politics with the measures of accessibility. For the accomplishment of such inquiry it was necessary to appeal to the concepts of the different elements that compose the Management of an education institution, that is, had been gifts throughout the writing, the Institucional Pedagogical Project, the educational and University management, as well as educational the public Politics and of educational Inclusion. In elapsing of the study intention was to relate the above described subsidies with the process inclusion and access of academics with educational necessities special. As metodológico support for the accomplishment of the study a documentary research was used, descriptive, with qualitative boarding, therefore the intention was not of elencar and mensurar of numerical form, but yes, to provide to the reader as the inclusion process is perceived by the Federal University of Saint Maria, citizen of this research. Thus, as resulted of this research, it was possible to recognize the necessity of references about the inclusive actions proposals for the institution, in the project institucional politician.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectProjeto pedagógico institucionalpor
dc.titleA gestão universitária: acessibilidade e políticas institucionais para a inclusão educacionalpor
dc.title.alternativeThe university management: institucional accessibility and politics for the educational inclusioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo buscar caminhos de como vêm sendo reconhecidas as políticas públicas de educação inclusiva no ensino superior e articuladas com as medidas de acessibilidade. Para a realização de tal investigação foi necessário recorrer aos conceitos dos diferentes elementos que compõem a gestão de uma instituição de ensino, ou seja, estiveram presentes ao longo da escrita, o projeto pedagógico institucional, a gestão educacional e universitária, bem como as políticas públicas educacionais e de inclusão educacional. No decorrer do estudo, o intuito foi de relacionar os subsídios acima descritos com o processo de inclusão e de acesso de acadêmicos com necessidades educacionais especiais. Como suporte metodológico para a realização do estudo, foi utilizada uma pesquisa documental, descritiva, com abordagem qualitativa, pois a intenção não foi a de elencar e mensurar de forma numérica, mas sim, proporcionar ao leitor como o processo de inclusão é percebido na Universidade Federal de Santa Maria, sujeito desta pesquisa. Assim, como resultado desta pesquisa, foi possível reconhecer a necessidade de referencias a cerca das ações inclusivas propostas pela instituição, no projeto político institucional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples