A educação permanente em saúde como instrumento de gestão em saúde: uma revisão narrativa
Resumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica qualitativa exploratória do tipo narrativa. Objetivo: identificar a produção científica brasileira publicada sobre Educação Permanente em Saúde como instrumento de gestão na saúde por meio de pesquisa bibliográfica (online) em Banco de Dados, compreendida entre 2004 e 2011. Método: trata-se de uma revisão narrativa, desenvolvida em agosto de 2012 nas bases de dados LILACS e MEDLINE, com as respectivas palavras-chave “educação continuada”, “gestão” e “saúde” e “continuing-education”, “management” and “primary-health-care” or “health”, com recorte temporal pautado na implantação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde de 2004, totalizando 07 artigos. Os dados sofreram análise temática de Minayo (2010). Resultados: evidenciaram-se duas categorias: a Educação Permanente em Saúde como instrumento de qualificação dos serviços e a utilização da Educação Permanente em Saúde como instrumento de gestão em saúde: potencialidades e desafios. Conclusão: constatou-se que o uso da Educação Permanente em Saúde como instrumento de gestão em saúde é incipiente e precisa ser amplamente discutida nos espaços coletivos como potente ferramenta que visa a transformação das práticas assistenciais e de gestão para a qualificação do Sistema Único de Saúde.
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