dc.contributor.advisor | Fioreze, Leandra Anversa | |
dc.creator | Carvalho, Lisiane Ouriques | |
dc.date.accessioned | 2016-04-11T15:27:34Z | |
dc.date.available | 2016-04-11T15:27:34Z | |
dc.date.issued | 2012-12-01 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1467 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This paper presents a theory of meaningful learning of David Ausubel, the cognitive processes that involve the acquisition of new concepts in the form of concept maps. After the emergence of the theory of meaningful learning, Joseph Novak proposes the construction of maps to materialize theory of Ausubel. The development of conceptual maps is a process related to the knowledge acquired by the author, depends on the objective to be achieved and the ability to externalize the knowledge already internalized. Thus, there are various types of maps, which have advantages and disadvantages in their construction. This study aimed to analyze concept maps of 30 students, the course of specialization in Information Technology and Communication Applied to Teaching, in the form of distance education, Federal University of Santa Maria. The maps were drawn here seem through software CmapTools - Concept Map Editor - a free app available on the internet. The maps were analyzed considering the four types of maps that will be addressed as well as the processes that involve the construction of knowledge significantly, according to the precepts of Ausubel. The development of this work has helped understand the importance of theory Ausubel in the learning process, and it can be seen that the concept maps can be used for many different areas of knowledge and can vary their style of structuring, according to the objective and knowledge of the author about what it intends to demonstrate. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.subject | Tipos | por |
dc.subject | Aprendizagem significativa | por |
dc.title | Tipos de mapas conceituais resultantes da representação esquemática de conceitos | por |
dc.title.alternative | Types of conceptual maps resulting from the schematic representation of concepts | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho apresenta a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, nos processos cognitivos que envolvem a aquisição de novos conceitos na forma de mapas conceituais. A elaboração dos mapas conceituais é um processo relacionado ao conhecimento adquirido pelo autor, dependendo do objetivo a ser alcançado e da capacidade em exteriorizar o conhecimento já internalizado. Desse modo, existem vários tipos de mapas, os quais apresentam vantagens e desvantagens em sua construção. Este trabalho teve como objetivo analisar mapas conceituais de 30 alunos, do curso de especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas ao Ensino, na modalidade de ensino a distância, da Universidade Federal de Santa Maria. Os mapas aqui demostrados foram elaborados através do software CmapTools – editor de mapa conceitual - um aplicativo gratuito disponível na internet. Os mapas foram analisados considerando os quatro tipos de mapas que serão abordados, bem como os processos que envolvem a construção do conhecimento de forma significativa, conforme os preceitos de Ausubel. O desenvolvimento desse trabalho possibilitou conhecer a importância da teoria ausubeliana no processo de aprendizagem, bem como pode-se observar que os mapas conceituais podem ser utilizados para as mais variadas áreas de conhecimento, podendo variar o seu modelo de estruturação, de acordo com o objetivo e o conhecimento de seu autor a cerca do que se pretende demonstrar. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |