Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBandeira, Belkis Souza
dc.creatorAlves, Magda Beatriz Brito
dc.date.accessioned2018-11-01T13:41:50Z
dc.date.available2018-11-01T13:41:50Z
dc.date.issued2018-06-29
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/14723
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis work seeks to analyze the importance of School Management in the inclusion process, which is more specific in the inclusion of disabled people, focusing on the challenges and possibilities of achieving them in high school, also highlighting the importance of a democratic management for citizen education. And the need to look for schools that really address inclusion as the foundation for respect for human diversity. We also analyzed the legal and theoretical frameworks that focus on the subject of School Management and Inclusion in teaching / school. Emphasizing the importance of the participation of all involved with the school in the planning of this, since this is experienced by all involved. In this way it was evidenced with the research that much is done in the education mainly in what it involves the inclusion and the democratic management, it is known that the way is turbulent, but not impossible.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleGestão democrática: desafios e possibilidades para uma educação inclusiva no ensino médiopor
dc.title.alternativeDemocratic management: challenges and possibilities for inclusive education in middle schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São Lourenço do Sul, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEste trabalho busca analisar a importância da Gestão Escolar no processo de inclusão, mais especifico na inclusão das pessoas deficientes, focando nos desafios e possibilidades de se efetivá-la no ensino médio, destacando também o quanto é fundamental uma gestão democrática para a formação cidadã. E a necessidade de se buscar escolas que tratem realmente a inclusão como fundamento para o respeito da diversidade humana. Analisaram-se também os marcos legais e teóricos que focam a temática da Gestão Escolar e da Inclusão no ensino /escola. Enfatizando a importância da participação de todos os envolvidos com a escola no planejamento desta, já que é vivenciada por todo. Para as análises, seguiu-se a proposta metodológica qualitativa exploratória, a fim de entender nos mínimos detalhes como as pessoas constroem o mundo a sua volta. Deste modo evidenciou-se com a pesquisa que muito há de se fazer no ensino principalmente no que envolve a inclusão e a gestão democrática, sabe-se que o caminho é turbulento, mas não impossível.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto