dc.contributor.advisor | Bandeira, Belkis Souza | |
dc.creator | Alves, Magda Beatriz Brito | |
dc.date.accessioned | 2018-11-01T13:41:50Z | |
dc.date.available | 2018-11-01T13:41:50Z | |
dc.date.issued | 2018-06-29 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/14723 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | This work seeks to analyze the importance of School Management in the inclusion
process, which is more specific in the inclusion of disabled people, focusing on the
challenges and possibilities of achieving them in high school, also highlighting the
importance of a democratic management for citizen education. And the need to look for
schools that really address inclusion as the foundation for respect for human diversity. We
also analyzed the legal and theoretical frameworks that focus on the subject of School
Management and Inclusion in teaching / school. Emphasizing the importance of the
participation of all involved with the school in the planning of this, since this is experienced by
all involved. In this way it was evidenced with the research that much is done in the
education mainly in what it involves the inclusion and the democratic management, it is
known that the way is turbulent, but not impossible. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Inclusão | por |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Inclusion | eng |
dc.title | Gestão democrática: desafios e possibilidades para uma educação inclusiva no ensino médio | por |
dc.title.alternative | Democratic management: challenges and possibilities for inclusive education in middle school | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Lourenço do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho busca analisar a importância da Gestão Escolar no processo de inclusão, mais
especifico na inclusão das pessoas deficientes, focando nos desafios e possibilidades de se
efetivá-la no ensino médio, destacando também o quanto é fundamental uma gestão
democrática para a formação cidadã. E a necessidade de se buscar escolas que tratem
realmente a inclusão como fundamento para o respeito da diversidade humana.
Analisaram-se também os marcos legais e teóricos que focam a temática da Gestão Escolar
e da Inclusão no ensino /escola. Enfatizando a importância da participação de todos os
envolvidos com a escola no planejamento desta, já que é vivenciada por todo. Para as
análises, seguiu-se a proposta metodológica qualitativa exploratória, a fim de entender nos
mínimos detalhes como as pessoas constroem o mundo a sua volta. Deste modo
evidenciou-se com a pesquisa que muito há de se fazer no ensino principalmente no que
envolve a inclusão e a gestão democrática, sabe-se que o caminho é turbulento, mas não
impossível. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |