Gênero e sexualidade na educação: uma discussão da gestão escolar, a partir de autobiografia e análise documental
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa documental e autobiográfica, que analisa de que maneira as políticas públicas para a educação após os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) abordam gênero e sexualidade. Os objetivos desse estudo foram: pesquisar e definir conceitos relacionados a gênero e a sexualidade; analisar as políticas públicas que abordam gênero e sexualidade e apresentar como discutem esta temática, através de uma busca de termos nos seus documentos norteadores; discutir como o aparecimento dessas questões nas políticas públicas influencia na escola. A metodologia se constituiu em uma análise documental dos documentos norteadores de políticas públicas em educação pós PCN, aliada a autobiografia da pesquisadora em relação à temática de estudo. O apoio teórico para a narrativa de história de vida foi a obra de Marie-Christine Josso (2007) e para as discussões de gênero e sexualidade foram os trabalhos de Judith Butler (2017), Guacira Lopes Louro (2014) e Regina Facchini (2005). Sobre os entrelaçamentos do tema com a escola, a gestão e as políticas públicas em educação, o referencial teórico foi Tomaz Tadeu da Silva (2000, 2004) e Heloisa Lück (2015). Concluiu-se que não há uma homogeneidade na forma com que gênero e sexualidade são abordados nas políticas públicas, sendo estes, por vezes, omitidos; por outras, trabalhados de forma superficial; ou, ainda, de forma ampla. Cronologicamente, também não há um padrão, o que aponta a necessidade de um esforço individual e da gestão, para que estes temas sejam discutidos nas políticas públicas, na formação dos docentes e na gestão.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: